sábado, 3 de outubro de 2015

Famílias x Amor



A terça-feira foi um dia muito corrido e ter que esperar até hoje para me manifestar foi uma longa espera. Ao longo da vida desenvolvi uma impossibilidade de me calar... me manifestar... falar do que penso é um processo tão natural quanto respirar. Eu nasci do avesso. Sou antiformalidades que não tenham um motivo que me convença a usá-las, gosto das minorias, estejam onde estiverem. Esse é o meu jeito e isso me faz feliz. Luto por um mundo diferente e acredito nisso. Se for só uma ilusão, vou todos dias tentar fazer a minha parte. Respirar é pouco: quero muito mais que isso.
Na terça, em algumas breves passadas pelo face, em meu celular pude ler: com 17 votos a favor e cinco contrários, o projeto, de caráter conclusivo - ou seja, uma vez aprovado na Comissão não tem de passar por votação em Plenário - reconhece apenas como família aquelas formadas por homem, mulher e filhas e filhos biológicos, desconsiderando os diferentes arranjos familiares que constituem a sociedade brasileira.
A leitura me tirou tão do sério que me trouxe até aqui. Ontem acordei cedo e, enquanto meus amores dormiam, precisei escrever. Renato Russo já se foi e eu sigo me perguntando: "Que país é esse?"
Tenho tanto a dizer e tenho que ainda dizer de uma forma educada porque talvez o mais óbvio seria digitar meia dúzia de palavrões e pronto. Abuso de poder sempre foi uma coisa que me tirou muito do sério, muito. Como alguém pode querer achar que tem o poder de gerenciar sentimentos, relações que se estabelecem por amor e com amor? Amor é o sentimento mais lindo do mundo esteja onde estiver, não importa de onde venha, onde esteja ou o gênero que tenha. ¶
Amor diz tudo, realmente tudo. Amor não tem sexo, amor faz sexo. Amor não vem no sangue, amor nos faz pais e mães. A capacidade de amar nos faz iguais. É incontrolável. É natural. Estou muito chocada. O que será que essa gente pensa... por que a sexualidade deles é tão frágil ou de fácil violação... de que eles têm medo?
Por que perdem tempo querendo estabelecer o que já está estabelecido e da forma mais linda do mundo, com amor? Eu respeito e amo pessoas independentemente de quem elas escolherem amar. Isso pra mim é tão natural que não me faz compreender um ato tão agressivo desses.

 Me parece mais: parece que querem distrair as pessoas para tirarem o foco de tanta corrupção. Enquanto nos chocam com isso, correm por trás roubando uma nação inteira. Isso pode? Governador pode não pagar enquanto recebe seu salário integral? Isso pode? Eles nos chocam pra nos distrair...
Essa lei não muda o curso natural da vida e sim a possibilidade de direitos adquiridos serem violados. Isso pode?
Falo porque realmente fico muito irritada. Tenho quatro irmãs e me sinto presenteada pela cunhada que ganhei. Ela é o amor da minha irmã. É um doce de pessoa. Elas são felizes. Ali existe amor. Como alguém pode achar isso errado?
Eu amo a minha cunhada. Quando eu abraço ela, não tenho medo de ser "contaminada". Eu gosto de homens e ela de mulheres. E daí? Por que as pessoas se sentem tão atingidas com isso?
Elas têm vários amigos que têm uma orientação sexual diferente da minha. E daí? Quando nos reunimos na casa da minha mãe somos apenas pessoas felizes. Tenho três filhos: dois biológicos e uma adotiva. Como alguém poderá vir dizer que não somos uma família? Somos muito mais do que isso. Marcelo, Paula e Eduarda são a minha vida, o meu mundo, o meu tudo...
O amor não é um kit pronto ou determinável por preconceituosos. O amor é o sentimento mais lindo do mundo. É sem preço. É instintivo. É natural. É sem genética. É amor...
Se o grito de ontem foi esse... venho até aqui e cheia do maior orgulho dizer também: minha família existe! São meu maior motivo. Agradeço por estar bem longe dessa gente. Eu sairia algemada de lá. Não vou acabar com o preconceito, mas calar diante dele seria inconcebível.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário