segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Duro ser pobre!


 Antigamente, ser trabalhador e honesto era motivo de orgulho para um chefe de família, pois, mesmo trabalhando de sol a sol, tinha como meta preservar princípios e o sobrenome herdado, que era repassado aos filhos como questão moral.
Hoje, ser pobre e, especialmente, honesto, pode ser até interpretado como sinônimo de incompetência, pois, diante de tudo que estamos vivenciando, ser pobre e recebendo o humilhante benefício (mínimo) que a Previdência Social paga - com o respaldo do Governo Federal, sempre contrário a qualquer aumento que possa ser ventilado aos aposentados - representa saber, antecipadamente, que, embora toda uma vida de trabalho e pagamento à previdência, o futuro será de dependência dos filhos, da boa vontade dos amigos ou de continuar trabalhando na economia informal, como forma de complementar o paupérrimo benefício recebido.
O Brasil, pela escassez evidente de moralidade, onde políticos e pessoas a eles ligadas, em grande maioria, que deveriam ser os primeiros a oferecer exemplos de honestidade e trabalho.

 Ocupam cadeiras políticas ou cargos outros, visando apenas aos interesses próprios, mostrando que decência deixou de ser item aproveitável na vida. Está chegando a consenso que de nada vale zelar pelo nome, se, no outro lado, os que assim não o fazem estão sorridentes e zombando do povo, com os bolsos cheios de dinheiro ilícito e contas milionárias em paraísos fiscais?

Certamente que não fosse o dinheiro do trabalhador, com o pagamento dos impostos (cada vez em maior proporção), os políticos não teriam como usufruir escandalosamente do dinheiro público, os políticos, em sua grande maioria, estariam lembrando e repetindo a personagem vivida pelo saudoso Chico Anysio, que dizia: “Tenho horror a pobre! Pobre tem mais é que se explodir!”


Comente este artigo.


Um comentário:

  1. As vezes dá vergonha de ser brasileira. Um salário de fome, políticos corruptos. A honestidade hoje, passa longe dos princípios da maioria dos brasileiros, principalmente das cambadas de ladrões do planalto federal.

    ResponderExcluir