quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Alimentos ou venenos?


Hipócrates, Pai da Medicina, já alertava há 2.500 anos: "... todo alimento pode ser um veneno..." Numa época em que não existiam agrotóxicos e muito menos alimentos industrializados.

Diário Popular de 29 de agosto de 2015: "Seminário debate criação de Conselho Terra", água e alimentos estão nas mãos de quem? O que eu tenho a ver com isso? Folha de São Paulo de 25 junho de 2015: "Rótulos de alimentos industrializados deverão exibir avisos para alérgicos". Portaria Anvisa: a rotulagem deve conter em negrito a presença de 20 alimentos naturais: trigo, centeio, cevada, nozes, ovos, peixes, amendoim, soja, amêndoas, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, leite de vaca, crustáceos, noz pecã, pistache, pinoli e látex natural. 
Enquanto os agrotóxicos não são citados, os aditivos vêm em forma de código e letrinhas impossíveis de ler.
Lista de aditivos é interminável, mais de uma centena de antioxidantes, aromatizantes, edulcorantes, conservantes, corantes etc são adicionados livremente a alimentos industrializados.
Engarrafados: refrigerantes (todos), refrescos, leite aromatizado, xarope para refresco, isotônicos, sucos industrializados, néctar etc; enlatados: conservas, picles, milho, ervilha, massa ou extrato de tomate etc; empacotados ou embalados: maionese, ketchup, mostarda, iogurte, biscoitos, bolachas coloridas, salgadinhos, gelatina, flan, pudim, sorvetes (todos industrializados), chocolates (todos), bombons, balas, chicletes, margarinas (todas, quanto mais sofisticada e cara, mais aditivos e agrotóxicos, são feitas de soja cheia de venenos).
Não é para alarmar, mas as notícias não são boas neste Outubro Rosa 2015. Nunca é demais lembrar que tantos aditivos alimentares como agrotóxicos são potencialmente cancerígenos não só para estômago e intestino, mas também para tireoide e mama.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário