domingo, 6 de setembro de 2015

Saber viver



A sabedoria do tempo traz consigo uma especial maneira de lidar com a vida. Percebo nas atitudes dos mais vividos um jeito sereno e calmo de adaptação ao inevitável e imutável. Amoldam-se ao que der e vier, não como rendição estagnada, mas com uma dignidade de quem reconhece que é mais fácil ceder do que resistir ao que o momento apresenta, seja ele de intensa alegria ou de muita dor.

A juventude não se deixa levar assim tão fácil. Franze a face e quer muitas explicações frente às situações conflitantes. Rebela-se ao encarar o dia a dia desgastante dos que começam a enfrentar os dois lados da moeda, sem paraquedas, sem salva-vidas ou salvo-conduto.

Um exemplo vem corroborar com essas minhas observações. A oração da Sabedoria: “Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar; coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”.

O termo serenidade é definido de várias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranquilidade, o equilíbrio emocional. O sangue frio e o domínio de si. Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição fosse “a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos”.

A Oração da Sabedoria fala em “aceitar as coisas que não podemos modificar”. A aceitação não deve ser confundida com a indiferença. A indiferença deixa de distinguir entre as coisas que podem e as que não podem ser mudadas. A indiferença paralisa a iniciativa. A aceitação libera a iniciativa, aliviando-a das cargas impossíveis. A aceitação é um ato do livre arbítrio, mas, para ser eficaz requer a coragem moral de se persistir apesar do problema imutável. Uma vez aceito o que não pode ser modificado, a gente fica livre para se empenhar em novas atividades.

E aí, insiro a maleabilidade que nos possibilita sermos moldáveis e adequados ao ato de viver com sabedoria, coragem e serenidade.

Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo na sua realidade e aceitar a vida tal qual ela é, com todas as suas crueldades e inconsistências. Talvez, em última análise, o início da sabedoria está na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem. E isso se alcança à medida que nos tornamos mais e mais maleáveis nas mãos do cotidiano que nos molda como o oleiro molda o barro.

Em momento algum, tal postura é fácil de ser alcançada. Requer um burilar de ourives em pedra preciosa com maestria e perícia.

Deixar-nos amoldar pelo senhor das horas e dos acontecimentos exige muita humildade. O reconhecimento de que nas limitações está a resposta a todas as indagações. Vou até onde minha capacidade de ver o horizonte permite nesse constante aprendizado da arte de viver.



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário