terça-feira, 29 de setembro de 2015

Os filhos vencem na hora das compras



Sabe aquele momento em que o filho insiste com os pais na compra de um produto supérfluo? Pois na maioria das vezes o filho vence esta "batalha" e acaba conquistando algo que não estava na lista das compras para a família.
De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis em cada dez mães não resistem ao apelo dos filhos quando o assunto é comprar. O estudo analisou a reação das mães, com crianças e adolescentes entre dois e 18 anos, na aquisição de itens considerados desnecessários, como brinquedos, roupas e doces.
De acordo com o levantamento - divulgado pela Agência Brasil -, o passeio em um centro de compras ou supermercado na companhia dos filhos estimula ainda mais o consumo. Nessa situação, quatro em cada dez mães consultadas admitem gastar mais que o planejado.
Uma das entrevistadas, de 35 anos, admitiu ter dificuldades para controlar as despesas quando está com a filha de cinco anos. "Ela só pede as bonecas mais caras quando a trago para shopping. Por isso, evito. É difícil, porque, às vezes, ela até chora, faz birra e passo vexame", declarou a mãe.
A diretora do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos voltada à garantia da vivência plena da infância, e coordenadora do Projeto Criança e Consumo, Isabella Henriques, analisou o cenário. Lembrou que vivemos hoje numa sociedade de consumo que tem mediado as relações, inclusive as de afeto. Muitas vezes as famílias, ao se depararem com pedidos das crianças, têm dificuldades de negar a compra, principalmente se elas têm condições financeiras de arcar com o produto. Já se ela não tem condições é mais fácil, pois a criança acaba tendo de aceitar.
A especialista afirmou que é necessário resistir aos apelos.
 Os pais não sabem como é importante dizer não e sabe-se, pela psicologia do desenvolvimento, que é importante à formação da autoestima da criança ouvir o não.
Isso para ela saber lidar com a frustração no futuro, quando for adulta.
Ensinamentos que fazem parte da educação.

Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário