domingo, 6 de setembro de 2015

Agosto partiu e eu não entendi



Nunca vi tanta gente celebrando o fim do mês de agosto. Conhecidos e desconhecidos bradando ao céu, 
com as duas mãos em súplica:
- Vem setembro. Que tudo de ruim dos últimos 31 dias fique para trás e a partir de agora as coisas mudem.

Tenho a sensação de ter perdido tragédias, maremotos, vulcões e vivido as últimas quatro semanas em outro mundo. Não que o oitavo mês do ano, associado pela humanidade ao desgosto e pelos velhinhos como a fronteira de mais um ano vencido, tenha me presenteado com ouro e incenso. Ao contrário. Foi bem “mais ou menos”. Normal, com seus altos e baixos.

A gente tem sempre a esperança de que a vida seja escrita por alternâncias. Mesmo se não fizermos nada para mudá-la, o “ciclo das coisas” fará por nós. Como mágica, tudo cairá no nosso colo. É assim com os meses do ano. Se agosto foi ruim, certamente setembro não poderá ser pior, pensamos. Por isso é só celebrar a mudança no calendário e pronto. Respira-se a sensação de alívio. Uma estranha aposta no imponderável.

O que não entendo é o motivo de amaldiçoar um período, a ponto de desejar seu esquecimento eterno. Meu setembro, por exemplo, não iniciou nada bem. No primeiro dia um caminhão estragou na porta de minha garagem e impediu o acesso. Meu carro teve de ser estacionado quase uma quadra à frente. Situação que o coitado do motorista do veículo, constrangido e também zangado, não teve culpa. Mas nada com peso suficiente para eu desejar logo a chegada de outubro.

Sim, cada um teve o seu mês de agosto, com questões pessoais para resolver, gente doente na família, preocupações no trabalho, conflitos internos e pressão de todos os lados. Alguns devem, realmente, ter motivos para querer acelerar o tempo. Pela primeira vez, porém, parece que perdi algo muito ruim e não percebi. Fiquei até preocupado com minha falta. Afinal, o povo que soltou fogos na última terça-feira lembrou a celebração de Ano-novo. Até nas rádios e TVs ouvi comentários de desabafo. E quem tentou discordar foi logo cortado.

- Sem essa de que agosto foi o mais quente dos últimos cem anos e não tivemos o terrível inverno gaúcho. Foi ruim e pronto.

O.k. Nada de estresse. Afinal, sempre haverá um mês seguinte para nos agarrarmos nas fases de turbulência e pedirmos, lá pelo dia 15:

- Ah, não vejo a hora deste mês terminar. Que chegue logo outubro, novembro, dezembro…


Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário