quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Super-heróis. O que o lendário Capitão América pode nos ensinar?


Como é gostoso e prazeroso ler um gibi, na adolescência, lia todos os super-heróis: Incrível Hulk, Príncipe Namor, Homem de Ferro, Homem Aranha, Thor, Fantasma, Os Vingadores, Lanterna Verde , Batman, Super Homem; mas  tenho um carinho especial pelo Capitão América, por nos mostrar qualidades humanas diferenciadas com relação aos outros.

Digo diferenciadas, pois, temos três tipos de super heróis: os semideuses, ou seja, já nasceram com este dom: Thor, Super Homem e Príncipe Namor (filho de Poseidon!), os afortunados que tiveram a sorte de estarem naquele local e hora (recebendo da natureza um dom diferenciado): Hulk, Lanterna Verde e Homem Aranha; e aqueles que precisaram de usar de  tecnologias humanas, para tornaram-se heróis (no pior momento em que seu País veio a precisar): Homem de Ferro, Batman  e Capitão América.

Se analisarmos a personalidade de cada um, todos tem semelhanças humanas: tem “defeitos” e “qualidades”; e por incrível que pareça, há casos de sofrerem de  depressão dependendo da situação em que se envolvam. Exemplo? Certa vez, o super homem, ao presenciar a morte de sua amada “Louis Lane” – e não podendo socorrê-la (isso no gibi – e não foi mostrado no filme), entrou numa baita depressão; só depois, ao cair na real, decidiu consertar as coisas, então, são ou não semelhanças!

Entretanto, entre o homem de ferro, que se sente um semideus, pois, credita em sua armadura de ferro, um poder além do imaginado (não bastasse sua arrogância peculiar), o Capitão América se destaca por ter qualidades que precisamos no dia a dia, e também, nas organizações, são elas:

Liderança e Estratégia – mesmo sendo o mais velho do grupo (setenta anos – ele veio de outra época), soube acompanhar as mudanças, é flexível, proativo, resiliente, trabalha bem as adversidades – e somados à sua experiência de vida (lutou em várias batalhas) o credenciou naturamente para que o grupo o escolhesse como líder, confiando em suas estratégias.

Otimismo e Confiança – mesmo considerado antiquado por alguns do grupo, ele sempre consegue retirar dos membros o otimismo e a confiança necessárias para adquirirem forças e seguirem em frente perante os obstáculos.

Relacionar-se bem – Em nenhuma das aventuras do Capitão América, nos gibis ou no cinema, ele teve problemas grave de relacionamentos com o grupo, impedindo-o de resolver qualquer  situação que fosse, por estar de mal com eles.

Para ele, que trabalha com grupo de pessoas com características variadas, objetivos diferentes e motivações diferentes, nosso herói caminha em direção oposta aos outros (não menosprezando ninguém, falaremos em outra ocasião de cada super- herói),  sua formação intelectual, treinamento militar, somados a essas qualidades acima descritas, coloca-o em pé de igualdade perante o grupo.

Resumo da obra: ele faz com que todos do grupo acreditem na vitória; é lógico que temos aqueles que são contrários a suas ideias ou avessos ao bem comum, os “Loki’s” da vida, mas não tirou dele a liderança natural.

Colegas administradores,independente da idade,podemos fazer a diferença! Temos experiência, formação, e com certeza as qualidades aqui apresentadas.

Vistam seus uniformes e vão à luta! Para nosso herói foi feito um escudo de “Prótoadamantium” que lhe serve de defesa e ataque, mas, isso é no gibi! Nosso escudo, queridos colegas, é nossa “Fé” e “Consciência Tranquila” naquilo que fazemos.




Comente este artigo.

2 comentários:

  1. Cara, se é que você leu mesmo tantos gibis na adolescência, não entendeu porra nenhuma deles. Semideus é o filho de um deus com uma mortal; Hércules é um semideus, por exemplo, filho de Zeus e Alcmena. Thor não é um semideus, ele é um deus, dos legítimos, uma vez que filho de dois outros deuses, Odin e a deusa Jord. Super-homem também não é um semideus, é um alienígena, meu caro, apenas um alienígena a quem nosso amarelo sol dota de poderes sobre-humanos. Namor, semideus? kkkkk. Ele é filho da princesa atlante Fen com o explorador e navegador Leonard McKenzie, um humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci : "Louis" Lane? Transformou a Lois Lane em homem? O homem de aço é um boiolão agora? Será que em Krypton o casamento gay já foi aprovado?

      Excluir