terça-feira, 25 de agosto de 2015

Síndrome de Asperger: um jeito de ser e aprender



Desvendar os mistérios do cérebro humano tem se tornado um desafio cada vez maior para a ciência. Parece impossível compreender como uma criança de dois anos é capaz de manusear um lápis e assinar o próprio nome, e ao mesmo tempo por que pessoas tão inteligentes, dignos de serem chamadas “geniais”, experimentam dificuldades paralelas em seu processo de ensino e aprendizado.

Ao analisarmos o desenvolvimento de aprendizagem infantil, percebemos que cada criança recebe o conteúdo ministrado de uma forma. Uns com mais facilidade e outros com um nível de dificuldade um pouco maior. Esse processo não é diferente quando lidamos com crianças que possui diagnóstico dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 A Síndrome de Asperger é uma categoria relativamente nova de desordem de desenvolvimento que se encontra dentro do TEA, descrito no DSM-V em que a criança apresenta certa dificuldade de comunicação e interação social em múltiplos contextos.

A criança diagnosticada com a Síndrome de Asperger possui algumas características peculiares, são extremamente observadoras e sua atenção tende a ser focada em pequenos detalhes, têm em geral uma inteligência notável, superior à média, particularmente nas disciplinas lógico-matemáticas. Apesar de possuírem uma capacidade cognitiva incrível, o rótulo de “transtorno” infelizmente tem certo peso sobre a pessoa diagnosticada, podendo bloquear o desenvolvimento da criança.

Estudantes com Asperger são frequentemente vistos na educação regular, embora muitos não sejam diagnosticados ou diagnosticados erroneamente. A empatia é fundamental entre o professor e aluno, e indivíduos com TEA possuem uma dificuldade maior de desenvolver esse laço afetivo com seu educador, o que pode ser crucial em seu processo de ensino e aprendizado.

Apesar da proposta de inclusão nas escolas ter um objetivo humanizado de integração do Asperger, sempre haverá casos mais severos que não conseguirão se adaptar a um ensino regular, e estes devem ter seus limites respeitados.

Diversos estudiosos identificaram traços de Asperger em alguns grandes nomes do passado, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Ludwig Wittgenstein e Albert Einstein. E mesmo Bill Gates, segundo alguns, mostraria característicos traços da síndrome. 

Embora categorizada dentro dos transtornos globais do desenvolvimento, a Síndrome de Asperger é apenas um jeito de ser e aprender que reflete a expressão individual de um cérebro brilhante, podendo ser reforçado por seus mediadores a desenvolver o seu potencial ou bloqueá-lo em prol de rótulos prontos criados por uma sociedade incapaz de penetrar e experienciar o mundo dos que são julgados como “diferentes”.


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