sábado, 22 de agosto de 2015

O que é sucesso pra você?


O que é sucesso pra você? Uma reflexão sobre caminhos de carreira.




Inspirada em uma conversa sobre como nossas escolhas são julgadas e como, igualmente, julgamos as escolhas dos outros, resolvi perguntar: o que é sucesso pra você?

Como coach, gosto de fazer essa pergunta na primeira sessão dos meus clientes e a resposta mais comum é a mais simples: “ser feliz”. Mas essa resposta não é profunda o suficiente, nessa primeira abordagem – afinal, ser feliz também é um conceito que varia de pessoa pra pessoa.

Acho que o primeiro vislumbre de que sucesso e felicidade eram diferentes para cada pessoa foi quando entendi que trabalhar num grande banco brasileiro não era pra mim – e ouvi inúmeros “Mas você vai sair do BANCO?”. E pra mim era muito claro – “Claro que vou, não sou feliz aqui!”. Mas as pessoas não entendiam como eu não podia ser feliz lá, afinal, para elas era sinônimo de felicidade. 

E eu, da mesma maneira julgava: “IMPOSSÍVEL alguém ser feliz lá – essas pessoas devem estar se enganando, com medo de sair em busca da verdadeira felicidade”.

Hoje, no entanto, entendo que eu também estava errada. As pessoas podem ser felizes lá e onde quiserem. Com fama ou sem fama, com status ou sem status. Com estabilidade ou sem estabilidade. Com dinheiro ou – veja só você! – sem dinheiro. Com carro ou de ônibus, com trânsito ou sem trânsito. Com filhos ou sem filhos. Com cônjuges ou solteiros. 

Empreendendo, ou no mundo corporativo, ou vivendo cada dia em uma ocupação. Tendo casa ou morando de aluguel. Com Facebook ou sem Facebook!

Se reconheceu julgando como ruim algum dos lados? Por que é seu lado que é o certo? Por que é o lado que você escolheu que é definição de felicidade? É importante aprender a ver o mundo de maneira ampliada, se colocando nos sapatos do outro... Repensar inclusive as suas próprias escolhas. 

Elas são suas mesmo ou são espelho do que é “sucesso” no meio em que você vive?

Acima de tudo: respeite a escolha alheia, sempre. Ela só tem que fazer sentido para a vida daquela pessoa.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário