segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Concorrência: melhoria ou concorrência desleal?



Nos últimos dias, aplicativos como Uber e WhatsApp estão em meio a polêmicas por estarem enfrentando ambientes de monopólio (táxis) e oligopólio (telefonia). As empresas do ramo da telefonia querem que as ligações do WhatsApp (de baixa qualidade pela demora entre uma pessoa falar e a outra receber) sejam regulamentadas, pois elas afirmam que o aplicativo utiliza o número de telefone para fazer a ligação.

 Os taxistas afirmam que têm profissão regulamentada e que as pessoas que trabalham para a Uber não são regulamentadas, não pagando impostos pelo serviço.

A Uber apresenta um serviço de caronas pagas para as pessoas. Algumas notícias que vi mostram que a Uber é mais cara que o táxi convencional. Porém, o serviço exige que os motoristas atendam a alguns critérios. Um deles é que o carro tenha, no máximo, três anos.

Dado isto, vamos à Teoria Econômica. Na teoria econômica, na qual o melhor dos mundos é a concorrência perfeita, onde a quantidade de vendedores é tão grande que eles não podem determinar o preço do produto, sendo ele determinado pelo mercado. Esse exemplo não existe na vida real, mas é um ponto a ser atingido. O aumento da concorrência retira o poder dos empresários e repassa ao consumidor: preços altos resultam em redução das vendas e, por consequência, dos lucros.

A Uber e o WhatsApp apresentam serviços de qualidade diferente: o primeiro mais caro, porém com melhor qualidade. O segundo com pouca qualidade, mas sem custo adicional ao estar na internet.


As empresas telefônicas não aceitam que o serviço seja gratuito, enquanto elas perdem fatia de mercado e são regulamentadas pelo Estado (diga-se de passagem, de quem demandam a intervenção).

Os taxistas oferecem serviços de que podem ser de qualidade ou não, mas não aceitam melhorar seus serviços: querem que o governo os garanta o monopólio.

A concorrência só pode trazer benesses para a sociedade, mas esta não se une para defender os seus interesses. Enquanto isso, em outro mundo, a arrecadação aumenta, a inflação chega a dois dígitos e os juros estão altos.

Maldita concorrência, que melhora os serviços e reduz os preços.



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário