quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Acumular coisas é prejudicial à saúde!



Quero abordar o assunto de organização de ambientes através do Feng Shui, que é uma filosofia milenar da arte chinesa para harmonização e energia do ambiente, acredita-se que esta arte pode dar equilíbrio energético para qualquer espaço da casa através de simples mudanças, mas, quando o ambiente está desorganizado ou entulhado, não há milagre.

 Esse problema da acumulação é tão sério que afeta completamente a forma do indivíduo enxergar o mundo, e o meio em que vive. A acumulação de objetos prejudica a harmonia dos ambientes fazendo a energia ficar estagnada, mas nos queremos que a energia flua e para isso precisamos de ambientes organizados e nada de coisas entulhadas. Então, vamos limpar nossos espaços?

Em primeiro lugar, tenha em mente que você não precisa ser um acumulador compulsivo para juntar objetos, a maioria das pessoas se apega por objetos que parecem que um dia serão úteis, mas acabam exercendo apenas a função de entulhar os espaços.

Outro motivo comum para a acumulação é o desejo de obter bens materiais, que têm crescido em ritmo acelerado, o consumismo tem feito com que as pessoas comprem o que não precisam. Então, comece fazendo um exercício de observação na sua casa, ficando atento aos móveis e o objetos. Você consegue andar livremente pelos espaços? Você vê harmonia e limpeza ou abarrotamento? Você consegue encontrar e acessar facilmente e rapidamente os objetos que precisa? Nos seus armários, há acumulo de poeira? Se a resposta for sim para qualquer uma das questões é alerta geral para a saúde do seu lar, ele pode estar estagnado, e você também.

Comece organizando cada ambiente da sua casa e revendo cada objeto que nela se encontra. Primeiro se pergunte: Eu uso este objeto? Se a resposta for sim, ok. Se a resposta for não, pergunte novamente: Eu amo este objeto? Se a resposta for sim, ok, mas, se a resposta for não, lixo para ele.

 Para os objetos que você considera muito importantes para a sua vida a ordem é a organização e, mais importante que organizar é manter organizado e não acumular mais. Por exemplo, se você coleciona algum tipo de objeto ou se tem apego por lembrancinhas de viagem, procure ter apenas uma de cada lugar que tenha um significado importante e reserve um cantinho especial para elas, onde fique organizado e de preferencia livre de poeira, armários com portas de vidro são boas opções.

A cada estação faça uma faxina no seu guarda-roupas, certamente você encontrará peças que a tempo não usa e que não te farão falta. Quanto aos objetos do seu passado, se você se desfizer deles você não estará jogando fora a sua memoria, guarde apenas os que são especiais e te remetam a boas lembranças, fotos são ótimas para isso. O resto é lixo. Lixo pra você, mas para o outro pode ser muito útil!

E este é mais um motivo para praticar o desapego e organizar o seu espaço. Se livrar dos entulhos beneficia o seu lar, faz a sua vida fluir, oxigena os seus pensamentos, faz você encontrar coisas que nem lembrava que tinha, é sustentável e ainda pode ajudar e alegrar outras pessoas que podem aproveitar o material que não lhe serve.
 Encontre o equilíbrio e seja feliz!



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário