segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A escola que não ensina nada


O conhecimento apresentado nas instituições de ensino é completamente vazio frente à vida.



Não é de hoje que o ensino escolar é limitado a um punhado de coisas que praticamente não iremos utilizar no dia a dia, porém, somos obrigados a "saber" (leia-se decorar) para nos tornarmos "pessoas de valor" diante da sociedade.

O mero e limitado conhecimento oferecido nas escolas faz parte de um padrão social para que as pessoas sejam simplesmente criadas em uma grande esteira de produção que fabrica pessoas prontas para serem escravas eternas.

As pessoas que possuem melhores condições de vida são aquelas que fazem algo por si mesmas e buscam o conhecimento que realmente pode fazer alguma diferença na vida delas: o conhecimento sobre a vida.

Conhecer sobre a vida é conhecer o que é realmente importante e entender que não é necessário - ter - para - ser - alguém diante da sociedade ou do grupo em que se vive. As crianças aprendem que precisam ser idênticas às outras ou serão tidas como estranhas para outras crianças. 

O desejo de aceitação já se inicia desde cedo e logo a criança cresce a faz parte de um grupo escolhido por ela para que possa partilhar das mesmas coisas, querendo ou não, como meio de pagamento para a aceitação de tal grupo.

O medo da solidão e da exclusão faz das pessoas escravas umas das outras e logo todos perdem a identidade completamente. As escolas não ensinam nada e nunca irão ensinar, pois fazem parte de um sistema retardador de pessoas que fabricam robôs prontos para obedecer, se calar e se fechar dentro de determinado grupo.

A única coisa que pode libertar alguém da prisão mental criada pela sociedade é o conhecimento. Aliás, é até mesmo engraçado falar mal das escolas e ao mesmo tempo dizer que é necessário buscar conhecimento. Isso acontece porque existe uma grande confusão quando se fala em conhecimento e educação.

A escola apenas repassa um conhecimento técnico e não faz mais nada, além disso. A escola ou qualquer outra instituição de ensino formadora de profissionais, serve apenas para disseminar conhecimentos técnicos e não conhecimentos para o desenvolvimento humano.

Não é por acaso que encontramos milhares de pessoas completamente despreparadas para o convício social, pois não sabem lidar com absolutamente nada da vida. Não entendem sobre sua saúde, sobre suas emoções, sobre finanças, sobre família, sobre temperamento, sobre sexo, sobre relacionamentos, sobre bens e principalmente, não sabem nem mesmo quem são, seus pontos fracos e fortes.

Ser assim é simplesmente ser igual, ser "normal", como dizem por aí. O problema é que ser "normal" é, também, ser limitado quanto à resolução de seus próprios conflitos interiores e os conflitos com as demais pessoas de convívio comum. Uma pessoa que realmente tem qualidade de vida é aquela que faz tudo aquilo que as pessoas "comuns" fazem.

Quer ser dono de uma empresa? Estude, aprenda e empreenda. Tenha coragem e enfrente seus medos. Quem ter uma boa colocação profissional? Estude, aprenda, fuja do consumismo e use o seu dinheiro para coisas úteis e não para exibicionismos sociais. Isso que acabei de dizer é o mínimo que uma pessoa inteligente deve fazer. 

Há outras dezenas de outras atitudes que pessoas de sucesso devem seguir e são conduzidas por uma: A DISCIPLINA.

A escola não ensina as pessoas a serem pessoas. Ensina as pessoas as serem robôs que saem da fábrica para um vida de escravo.

 Atualmente, todos possuem faculdade e a faculdade vende o sonho do melhor salário por meio do diploma. Pena, que, na verdade, é uma mentira. Se deseja ser funcionário estude. Faça graduação, pós-graduação, mestrado e quem sabe um doutorado. Aliado a isso aprenda a se comunicar, escrever, falar bem, deixe de pagar inglês por 3, 4, 5 ou 6 anos e tente aprender o inglês fluente porque é isso que a maioria dos lugares valoriza.

Não pense que um simples diploma comum vai fazer de você um alguém com um ótimo emprego porque diplomados existem muitos no mercado. Você precisa apresentar um diferencial de alguma forma e aí sim conquistar o melhor lugar. Não limite os seus sonhos. Volto a dizer: Seja inteligente. Guarde dinheiro e faça uma pós-graduação. Evite viver uma vida de luxo de um dia para o outro, pois isso vai dissipar o pouco que conseguiu e com o tempo você vai perceber que muito, se tornou pouco.

Depois de muitos diálogos com profissionais da área de psicologia, desocobri que nem mesmo um curso relacionado à área mental é capaz de formar seres humanos melhores, pois o curso de psicologia, apenas repassa informações técnicas. 

Busque conhecimento e se destaque diante da sociedade limitada e estagnada no comum apresentado pelo sistema. Seja inteligente! Somente pessoas bem desenvolvidas são felizes de verdade e conseguem melhores lugares na sociedade.

Não é uma matemática lógica os resultados por meio do pensamento. Ou seja, não basta pensar diferente, ler e estudar que tudo irá acontecer. Você precisa se mover e colocar em prática suas capacidades e demonstrá-las para  a sociedade. A escola não ensina nada. Aprenda mais sobre finanças, sobre suas emoções, sobre profissões e não tenha medo de enfrentar os seus medos. Os medos são reflexos do desconhecimento sobre algo.

Conheça mais. Vá além. Não seja mais como o gado. Saia da gaiola que a sociedade colocou ao seu redor por meio da retardação mental que cria o medo e é formada pelo desconhecimento. Não é necessário que se torne doutor em tudo. Você precisa dar passos e passos para o seu desenvolvimento diário. Por exemplo, use um mês inteiro para ler um livro, artigos ou reportagens sobre desenvolvimento humano, inteligência emocional e resolução de conflitos internos e depois coloque em prática. 

Aprenda mais sobre você e sobre as pessoas. Isso vai te ajudar a ser uma pessoa melhor.

Na semana seguinte você pode estudar sobre metas, depois sobre gerenciamento do tempo, depois sobre finanças e controlar os seus ganhos, gastos e criar um fundo de reserva, depois sobre o mínimo para manter uma saúde melhor por meio de exercícios, alimentação e assim por diante. 

Você não será um especialista grandioso em tudo, será uma pessoa que possui o conhecimento necessário para uma vida melhor. Tudo isso, porque, a escola, não ensina nada.



Você concorda? Sim ou Não? Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário