quinta-feira, 23 de julho de 2015

Resiliência como superação de crise

A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de lidarmos com problemas, superarmos obstáculos ou resistirmos à pressão de situações adversas. Desenvolver a capacidade de resiliência nos dá habilidade de estarmos inseridos em todos os meios, sabendo lidar com situações que hoje nos causam conflitos.
O curso Novo Ser aborda temas como descobrir o que se quer e programar metas e objetivos, alinhando-se na busca de si mesmo; contatar o seu interior para saber lidar consigo e com o outro; e eliminar traumas e conflitos do passado auxiliando que tal abalo não mais se reflita na vida cotidiana, tornando a vida mais harmônica e luminosa. Resumindo: após um momento de adversidade e desmotivação, evoluir positivamente em uma situação traumática do passado. Tomando a Física como exemplo, resiliência é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão.
O curso que intitulei de Novo Ser se dispõe a oportunizar uma reconexão com os nossos valores, reconhecendo o potencial e a beleza interior de cada um. Na realidade, é uma busca, na essência, da melhor forma de nos fortalecermos e crescermos. Vivemos em sociedade e necessitamos uns dos outros, logo, precisamos nos tornar mais flexíveis.
 Para tanto, uso o sistema Biodanza tem o objetivo de gerar sentimento de alegria interior, entusiasmo e plenitude a partir da motivação para viver, restabelecendo a conexão consigo, com o outro e com o universo. Por intermédio de movimentos, crio um ambiente rico de estímulos para a autoexpressão.
Readquirindo a autoestima e a autoconfiança, conseguimos criar forças para seguir adiante e vencer medos e traumas. Esses nós devem ser desfeitos para podermos nos equilibrar de forma mais alinhada e caminhar com determinação na estrada da vida. Falar parece fácil, mas o exercício diário é que traz os resultados. Convido a todos a participar dessas mudanças que poderão ficar marcadas para sempre.
O curso Novo Ser acontecerá por quatro dias (20 a 23 de agosto) numa casa de retiro, no meio da natureza, na cidade de Passo Fundo/RS.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário