segunda-feira, 27 de julho de 2015

Medicamento pode rejuvenescer sistema imunológico

Novos estudos comprovam eficácia de rapamicina para melhorar defesas do organismo dos idosos. Ratos, cachorros e humanos começaram a realizar testes.
A chegada de novas décadas de idade costuma marcar drasticamente a vida do ser humano. E uma das vítimas é o sistema imunológico dos idosos. Ele acaba debilitado e segue para um declínio drástico. Inúmeras mortes são causadas pelo enfraquecimento das defesas do organismo, que perdem seu poder frente aos invasores.
Uma rápida visita aos Cais de todo país e mesmo hospitais de urgência é suficiente para encontrar batalhões de idosos cuja principal motivação por estarem ali é exatamente a debilidade do sistema imunológico.
Como as crianças, os idosos são mais vitimados por infecções. Há tempos pesquisadores buscam o elixir da juventude. Sem encontrá-lo, optaram por reduzir as expectativas e investigar questões mais pontuais – como o sistema imunológico. E a mais recente descoberta diz respeito a um estudo que foi divulgado na revista Science Translational Medicine.
Os pesquisadores descobriram efeitos paralelos da rapamicina, usada para evitar rejeição depois de transplantes de órgãos.
O medicamento aumentou as defesas do organismo de idosos. A hipótese central é de que a substância retarde o envelhecimento fisiológico do sistema imunológico.

AUTOFAGIA
Segundo o artigo, uma dose de rapamicina teria o poder de anular o mTor (proteína relacionada a síntese proteica muscular, desejada, por exemplo, por fisiculturistas). Por sua vez, a impedindo de agir, ocorre o rejuvenescimento do sistema imune. A mTor é a simplificação de mammalian target of rapamycin. Ela está ligada ao crescimento celular, mobilidade, autofagia e outros mecanismos.
Para jovens, ativar a mTor significa ter um corpo forte e sarado. Mas com o avançar da idade, ela teria efeito negativo sobre a saúde. Daí a tentativa de ‘desligá-la’.
A pesquisa já chegou nas grandes empresas, caso da Novartis de Siena (Itália) e Boston (EUA). Elapatrocina a pesquisa junto com a Universidade Standford, na Califórnia (EUA).
Os autores Joan Mannick, Giuseppe Del Giudice e Maria Lattanzi acreditam que a rapamicina poderá ser usada para retardar o envelhecimento.
Eles já revelaram sua eficácia para alongar a duração da vida de ratos. Agora, o mesmo procedimento tem sido aplicado em cães e as respostas devem ser divulgadas em 2016.
O artigo da Science Translational Medicine, todavia, traz os experimentos com idosos: eles tomaram a dose de rapamicina e apresentaram 20% a mais de anticorpos contra a gripe. Foram pesquisados 200 idosos acima de 65 anos. O grupo que tomou placebo (remédio sem eficácia) ficaram mais suscetíveis às doenças.
Outra constatação é que células (glóbulos brancos degenerativos) que prejudicam o sistema imunológico foram reduzidas.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário