segunda-feira, 6 de julho de 2015

Entusiasmo para alcançar metas

O ser humano parece viver insatisfeito. Essa insatisfação quase que crônica muitas vezes se transforma em indiferença, desinteresse, apatia, descaso por si mesmo e pelo mundo. Quais efeitos podem ter esses sentimentos na relação com o mundo, com a própria vida e com o trabalho?
Quando o entusiasmo é eliminado da vida de uma pessoa e é substituído por indiferença, passividade e falta de motivação e consciência, a vida se torna somente fadiga e tédio. A falta de entusiasmo pode inibir a ação, destruir planos e programas e nos deixar insensíveis aos acontecimentos da vida.
O que nos rouba o entusiasmo pela vida e sufoca a nossa alma, segundo o filósofo Spinoza, é provavelmente não conseguir cumprir o único objetivo da vida, que é ser e viver aquilo que somos e ser capazes de evoluir e de nos tornar aquilo que podemos ser, expandir o nosso potencial.
Isso quer dizer conhecer a nós mesmos e ir em direção aos nossos sonhos e objetivos, tornando-nos a pessoa que queremos ser e encontrando as respostas para as perguntas: o que eu quero de verdade? E o que eu quero fazer com a minha vida?
Muitas pessoas têm objetivos gerais, involuntários, superficiais e isso leva a viver decepções, insatisfação e muito estresse. Se passamos de uma ação a outra sem uma clara direção e significado, perdemos, a longo prazo, energia, tempo, motivação e especialmente entusiasmo.
Uma vida de sucesso começa com uma sucessão de dias de sucesso, vividos em direção àquilo que é essencial para nós mesmos. O importante é que nossas ações nos coloquem em conexão com algo especial dentro de nós, algo significativo que nos leve a oferecer o melhor de nós para o mundo, pois aquilo que fazemos e a forma como fazemos fala muito de nós e de quem somos.
Ao reconhecermos que os nossos sonhos e anseios têm valor e são preciosos e significativos para nós, criamos uma motivação muito poderosa, uma força interior a nosso favor que nos faz movimentar e agir para realizá-los, criando assim um entusiasmo dentro de nós.
O convite para estabelecer objetivos e realizar aquilo que somos e evoluir para aquilo que podemos ser é sempre uma meta atual e entusiasmante.
É importante definir de forma clara e precisa os propósitos e organizar a vida em harmonia com a sua realização, para isso, é útil lembrar o maravilhoso pensamento de Lao Tse, que diz que quem é consciente do próprio objetivo se sente forte e essa força permite que ele seja sereno, e essa serenidade assegura a paz interior. Só a paz interior permite a reflexão profunda e a reflexão profunda é o ponto de partida para o sucesso.
Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário