sexta-feira, 31 de julho de 2015

Desafios da carreira Médica

Uma das atividades mais importantes do mundo revela que existem oportunidades e inúmeros desafios: é preciso estudar muito, enfrentar extensas cargas horárias e se dedicar ao paciente quando o Estado não oferece nem mesmo medicamento. Reportagem mostra os bastidores desta profissão.


No passado, quem era médico e tinha o título de “doutor” carregava prestígio e, de quebra, bons salários. No presente, a profissão, uma das mais tradicionais do mundo, continua sendo valorizada e é, dentre todas no Brasil, a que possui condições mais interessantes para um futuro profissional quando são considerados salário, jornada de trabalho, facilidade de conseguir emprego e cobertura da previdência, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

Mas, apesar da boa empregabilidade na área e de o curso de Medicina ainda ser um dos mais concorridos nos vestibulares, “nem tudo são flores” para os médicos brasileiros.

Em dias não tão conturbados, são cerca de 30 pacientes para um médico que assumiu uma posição em um posto de saúde. Isso significa 15 minutos de atendimento para cada paciente em um expediente de 8 horas ininterruptas de trabalho. Exagero? Não, é apenas um dos desafios que os médicos enfrentam no dia a dia.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Aldair Novato Silva, o principal desafio do médico é fazer a residência e ingressar no mercado de trabalho. “O número de vagas para residência é pequeno e não atende a demanda. Então muito dos profissionais que estão se formando não encontram vagas para fazer residência. Eles vão para as periferias, para as cidades menores e ficam fazendo atendimento em programas de família até que consigam passar em uma residência e poder ingressar no mercado de trabalho. O mercado de trabalho é muito exigente. Então, com certeza, o maior desafio hoje é fazer a residência e ingressar no mercado”, afirma o presidente.

Ainda assim, a Medicina é uma carreira que tem se mantido firme no mercado, com um ingresso regular de alunos nos quase 200 cursos de graduação em universidades brasileiras.

Nos dois últimos anos, o Cremego emitiu cerca de 800 registros de CRM, boa parte desse número se deve aos profissionais de fora, estudantes que fazem faculdade em outros Estados.

Dentre os motivos, que fazem com que os jovens queiram exercer a profissão, estão o ideal de ajudar as pessoas, salvar vidas e transformar o mundo por meio de descobertas inéditas.


O retorno às origens

Parece contraditório que os desafios sejam tantos e que mesmo assim as pessoas continuem sonhando em ser médicos. Contudo, a Medicina deixou de ser uma área técnica para ser também relacional, já que boa parte das enfermidades da população está atrelada ao comportamento e às emoções. Sendo assim, campos da Medicina, que até pouco tempo eram secundários, voltam a despertar o interesse de novos profissionais.

É o caso da saúde da família, em que, além de tratar o estado físico dos pacientes, é preciso compreender e envolver os aspectos social e econômico. É outro desafio, amplo e complexo, mas que atrai jovens médicos entusiasmados em participar da vida de comunidades que estavam abandonadas pela saúde pública.

Aldair Novato Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego): “Número de vagas para residência é pequeno e não atende a demanda”
Aldair Novato Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego): “Número de vagas para residência é pequeno e não atende a demanda”

PRINCIPAIS DESAFIOS DA PROFISSÃO

Primeiro plantão

Ao se formar, o médico sai com muito conteúdo teórico, mas com pouca experiência prática e este é o primeiro desafio: conseguir plantão em pronto-socorro e Cais sem ter tido a parte prática sozinho.

Inserção na residência

A residência virou um concurso como outros, é uma quantidade muito grande de pessoas querendo e com poucas vagas.

Carga horária

A carga horária excessiva, às vezes, se transforma em grande estresse para o residente, pois ele começa a entender que agora o paciente só depende dele e não mais do professor. Ele que terá que manejar o caso da maneira adequada.

Especialização

A especialização é um desafio ainda mais difícil. Nem todos conseguem e ficam vários anos tentando, o tempo de especialização e de estudo pós-formado é grande.

Inclusão no mercado de trabalho

Inserir no mercado de trabalho e ter um bom relacionamento com os colegas são primordiais porque, na Medicina, sempre se precisa uns dos outros, de outras especialidades ou de outros serviços que possam ajudar no manejo do paciente.

Baixo valor da bolsa paga aos residentes

Passar pelo período de especialização ganhando a bolsa que o governo oferece também é um grande desafio, uma carga horária muito alta para um salário muito pequeno perto do que ganhariam por um trabalho normal que não fosse a residência.

Incompreensão de pacientes

Muitas vezes, os médicos se deparam com casos clínicos que o diagnóstico não é simples. Isso vai demandar muitos exames, leituras por parte do médico e, às vezes, o paciente não entende que o diagnóstico não é feito sempre na hora. A Medicina não é uma ciência exata, em alguns casos é preciso um exame minucioso pra conseguir o resultado adequado para o paciente e muitas vezes isso não é entendido pelos familiares.

Pouca idade

Há relatos de casos em que pacientes diante do médico mais jovem o encaram com preconceito. Hoje em dia está cada vez mais comum e normal pedirem para o chefe do serviço reavaliar o paciente e não só o residente.

Médico residente relata rotina agitada



Frente a tantos desafios, o médico tem ainda que cumprir rigoroso protocolo de acompanhamento, onde deve relatar todo o histórico do paciente, prestar contas, gerir consultório e, por vezes, uma clínica inteira – e ainda dar conta da vida pessoal. Tanto trabalho pode hoje ser facilitado pela utilização de softwares para gestão de consultórios e clínicas, preparados para atender as demandas mais emergentes de qualquer profissional da área, agilizando a sua performance e possibilitando um acompanhamento mais próximo de cada caso atendido.

Com simples exemplos, podemos ter uma noção da abrangência que a carreira traz, da responsabilidade de um médico recém-formado e da necessidade de adaptação de profissionais mais experientes. Cada vez mais a Medicina vem se aproximando das ciências humanas para compreender e atuar de forma diferenciada junto aos pacientes, visando a uma nova visão da profissão, muito mais responsável e participativa.

Flavio Braga, residente em clinica médica e aspirante a cardiologista, relata sua rotina: “Trabalho uma média de dez horas por dia nos hospitais pela residência. Durante a manhã, faço enfermaria e intercalo algumas tardes nas UTIs. Nos finais de semana, faço plantões pra ganhar um dinheiro extra, trabalhando em média 24 a 36 horas por fim de semana”.

Com essa rotina agitada, sobra tempo para a família? Ele diz que sim: “Sempre arranjo um tempinho para a família pelo menos duas noites da minha semana tiro para estar com eles”.

Flavio Braga afirma que a vontade de ser médico vem de família: “Tenho dois grandes exemplos, que são meus tios Eisenhouwer e Eder, pessoas que tenho profunda admiração não só pela profissão mas pelas pessoas que são. Morei com eles até os 12 anos e tenho neles o meu espelho, meu norte. Conforme fui crescendo, achei que isso seria um benefício não só pra mim como para as pessoas que eu poderia atender”.

Para ele, o maior desafio da profissão é se inserir no meio profissional em meio a sua especialização: “Hoje em dia, a gente forma e tem um longo caminho pela frente, de residência, especialização e sub-especializações e nesse meio tempo você tem que se inteirar, conseguir ter sua profissão, trabalho, remuneração e mesmo assim fazendo a residência e especialização, esse é o principal desafio”.

PIOR

O médico residente diz que o pior lado da medicina se baseia mais em gestão que na própria medicina. Conforme Flávio, a medicina na prática é muito boa: “Nós conseguimos fazer uma atuação muito boa no paciente, a gente tem um grande campo de terapêutica pra ajudar o paciente, mas, infelizmente, a gente esbarra em alguns problemas de gestão e problemas de estruturação de planos de saúde e hospitais públicos”.

Ele diz que, em geral, isso acaba dificultando a fazer a medicina do jeito que gostaria. “Às vezes, passamos por burocracias sem sentido e dificuldades que acabam postergando o tratamento, acaba sendo prejudicial para o paciente pra fazer uso dessa terapêutica”.

A profissão, explica o médico, oferece momentos gratificantes e que marcam a personalidade. Ele recorda os primeiros plantões em terapia intensiva, onde teve contatos com pacientes graves: “Isso é uma coisa que marca muito a gente, ver pacientes tão graves assim, tão debilitados e num estado tão difícil, você ajudar aquele paciente é uma responsabilidade muito grande e é um choque emocional muito grande se inserir nesse local”.

Ele diz que ser médico no Brasil é um desafio: “Você não tem que só estudar e fazer sua profissão como nos outros países. Tem que lutar pelo seu paciente: muitas vezes já sai pra comprar remédios para os meus pacientes porque o plano não custeava e ele não tinha condição. A gente se vira, faz o que pode com o que tem. A gente tem que brigar e correr atrás de órgãos públicos pra conseguir medicação. Em outros países, não vemos isso e não falo só na saúde pública, mas também na saúde privada, a gente tem que comprar a briga pelo paciente”.

Flávio Braga explica que a medicina, se tem dificuldades, pode também oferecer a realização pessoal e fácil inserção no mercado de trabalho, além de boa remuneração. Todavia, ressalta os negativos: carga horária excessiva e situações estressantes tanto de pacientes desrespeitosos quanto do local de trabalh


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário