quinta-feira, 2 de julho de 2015

As imagens proibidas do Google Earth

Por segurança ou privacidade, locais são desfigurados nas imagens do programa.
Fazenda misteriosa borrada na Rússia por motivos desconhecidos.
O Google Earth é um freeware (programa gratuito de computador), que completou 10 anos no último dia 28. Apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre que traz imagens de satélite de todas as regiões do planeta. Através dele é possível observar com detalhes a localização e estrutura de vários lugares e construções do mundo. Algumas localizações, entretanto, encontram-se borradas quando aproximadas dentro do programa. As razões, segundo a empresa, partem de várias justificativas.
A primeira seria de que não é a própria empresa Google que fabrica todas as imagens presentes nos seus famosos programas de mapa. A empresa trabalha como coletora de imagens de satélite, como afirma Deanna Yick, porta-voz da Google, em entrevista ao site de curiosidades norte-americano Mashable. Na entrevista, ela faz alguns esclarecimentos sobre os mapas da Google.
“O satélite e as imagens aéreas do Google Earth e Maps são provenientes de uma grande variedade de fontes, comerciais e públicas. Essas fontes de terceiros são obrigadas a seguir as leis dos países em que operam, então alguns deles borram as imagens e nos dão”, afirma Deanna. A publicação de fontes de imagens borradas é autorizada a partir de uma análise geral de qualidade. “Procuramos postar as melhores imagens possíveis, levando em conta elementos como data, resolução e claridade”, completa.
Ela também explica como essa coletânea de imagens é negociada pelos responsáveis da empresa, o que, segundo ela, justifica a presença de áreas onde não é possível definir o que está ou não na tela do computador. “De tempos em tempos recebemos informação de nossas fontes. Se as imagens apresentadas possuem as qualidades exigidas, elas são eleitas para a atualização, mesmo com alguns lugares borrados”, explica.
Controvérsias
Há dez anos, a possibilidade de encontrar o telhado da própria casa no Google Earth empolgava muitos usuários que jamais tinham pensado em acessar tecnologia semelhante antes do programa. Apesar de todo o deslumbramento do público diante dessa novidade, alguns líderes de Estado se manifestaram contra a ferramenta, principalmente nos primeiros anos após o lançamento.
Um dos casos que foram tornados públicos foi a reclamação do ex-presidente da Índia, em 2006, que se manifestou contra a disponibilização de imagens de satélite de locais secretos do governo indiano. Em resposta, a empresa aceitou borrar as areas solicitadas. Em 2008, os mapas da Google foram apontados como fonte de pesquisa para terroristas, que originou em um atentado à cidade de Mumbai.
Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário