quinta-feira, 7 de maio de 2015

A indústria sob o PT

Vai de mal a pior o setor industrial de acordo com os gráficos da Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo – Fiesp. Sob Lula, num breve momento em que todo o resto do mundo ia bem, a participação do setor no PIB  ficou acima de 16%, caindo dramaticamente desde então.
 Sob Dilma, já estamos em 11,5%,  mas caindo e a perspectiva é de que esse número mergulhe a 10,6% ao final do ano. Com energia cara, juros altos, impostos escorchantes, legislação punitiva, crédito restrito, infraestrutura avoenga e toda a economia em baixa, esse número, em breve, será de um dígito! Nos tempos de FHC, a fatia da indústria no PIB foi superior a 15%, e no período militar então – aquele tão demonizado pela petralhada – foi bem superior a 20%. 
Países dinâmicos como Tailândia, China e Coreia do Sul têm o setor industrial com participação acima de 30%. Na América Latina, o México,  com 17,8%, supera-nos com folga e até  Argentina e  Venezuela, ambas quebradas, têm performance melhor que o Brasil.
  Sempre bom lembrar que país algum se emancipa sem o dínamo de uma indústria forte e competitiva, justamente o oposto do que está acontecendo em nosso País. 
Mas não era o PT que tinha solução para tudo e prometia a Redenção, com uma administração diferente de tudo que havia até então?  
O que, afinal, aconteceu com a indústria nacional no Brasil “depois de Lula”?
Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário