terça-feira, 21 de abril de 2015

Automedicação: uma solução rápida que pode complicar!

O uso de medicações por conta própria é considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Aproximadamente um terço de todas as notificações de intoxicação são em função automedicações.  A utilização inconsequente de medicações pode acarretar o agravo de doenças por mascarar os verdadeiros sintomas, muitas vezes, dificultando o próprio médico na tentativa de realizar um diagnóstico preciso.

Outra questão importante de ser abordada refere-se às combinações inadequadas de medicamentos, onde um poderá reduzir e até anular o efeito de outro e, o oposto também ocorre, ou seja, um potencializar a ação do outro de forma à oferecer risco à própria vida.
Ainda, podem desencadear reações alérgicas, dependência e até, num extremo, a morte.

A busca por um alívio imediato de algum desconforto que sentimos nos leva a tomar medidas imediatistas e impensadas nos colocando diante de uma verdadeira “roleta russa”. Essa problemática, no entanto, não é somente de nosso país, porém dados da Organização Mundial da Saúde estimam que em todo o mundo 50% dos medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada. Imagine então sem prescrição! Além de que, cerca de 50% dos pacientes faz uso de forma incorreta dos medicamentos prescritos pelo médico. 

Para tentar minimizar o estrago diário que isso provoca, o Ministério da Saúde, há quase uma década, vem trabalhando com algo denominado de “Uso racional das medicações”. Onde preconiza-se, o ideal, para quase todos os problemas em saúde: regulação, educação, informação e pesquisa.  Aliado à essa estratégia a criação de hospitais sentinelas, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo é um deles, que visa notificação a notificação de efeito adverso ou problemas relacionados a medicamentos. 
Estratégias essas que vem melhorando, mas ainda longe de resolver, a ideia corrente dos seres humanos de resolver da dor psíquica à dor física com “pílulas milagrosas”.

  por JulioCésar Stobbe.

 


Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário