O Brasil é o quinto
maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, com fatia de 4% do setor. Fica
atrás de China (21%), Estados Unidos (15%), Japão (8%) e Índia (8%). Mesmo
assim, a produção nacional registrou queda entre 2007 e 2012. Se há oito anos a
produção chegava a 5.330 unidades no país, há três anos caía para 4.169. Os
dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas,
Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
No mesmo período o
setor observou outro fenômeno. As importações de bicicletas saltaram 261,93% e
as exportações reduziram 84,09%. Ou seja, o Brasil deixou de vender e passou a
comprar mais de outros países. Considerado o terceiro maior produtor de
bicicletas do mundo, o país registrou uma queda de 10% entre vendas e produção
no ano passado.
A Abraciclo, em sua
última entrevista coletiva, quando fez um balanço de cada segmento, destacou a
grande vantagem às cidades do uso do transporte sobre duas rodas como meio de
transporte urbano. Porém, ainda é necessário uma transformação cultural para
efetivamente reconhecer a bicicleta como alternativa de mobilidade urbana.
A expectativa gira
em torno do estudo O uso de bicicletas no Brasil: qual o melhor modelo de
incentivo? Será uma análise científica em elaboração pela consultoria
especializada em economia Rosenberg Associados e trará aquela que está sendo
apontada como a mais completa e atualizada visão da indústria de bicicletas no
Brasil e exterior e a melhor forma de incentivar o uso do veículo como meio de
transporte urbano.
Na opinião da
Abraciclo, "o Brasil se depara com várias propostas de incentivo ao
mercado de bicicletas, mas muitas delas infundadas ou sem suporte técnico.
Algumas propostas até parecem bem-intencionadas mas quando analisadas de forma
mais profunda e técnica podem prejudicar a indústria nacional de bicicletas ao
beneficiar importadores". O estudo é aguardado para o primeiro semestre.
A bicicleta passou
a ser apontada como um dos principais recursos às cidades que não conseguem
mais encontrar espaços e soluções de trânsito aos automotores. Mas em muito
dependem do Poder Público e da forma como cada município prepara suas ruas e
avenidas ao público interessado em trocar o automóvel pelo modelo mais
econômico e saudável.
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O único meio de locomoção que eu utilizo é a bicicleta com ela me sinto livre e ajuda na minha saúde. http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br
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