sábado, 28 de março de 2015

Sobre duas rodas

O Brasil é o quinto maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, com fatia de 4% do setor. Fica atrás de China (21%), Estados Unidos (15%), Japão (8%) e Índia (8%). Mesmo assim, a produção nacional registrou queda entre 2007 e 2012. Se há oito anos a produção chegava a 5.330 unidades no país, há três anos caía para 4.169. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
No mesmo período o setor observou outro fenômeno. As importações de bicicletas saltaram 261,93% e as exportações reduziram 84,09%. Ou seja, o Brasil deixou de vender e passou a comprar mais de outros países. Considerado o terceiro maior produtor de bicicletas do mundo, o país registrou uma queda de 10% entre vendas e produção no ano passado.
A Abraciclo, em sua última entrevista coletiva, quando fez um balanço de cada segmento, destacou a grande vantagem às cidades do uso do transporte sobre duas rodas como meio de transporte urbano. Porém, ainda é necessário uma transformação cultural para efetivamente reconhecer a bicicleta como alternativa de mobilidade urbana.
A expectativa gira em torno do estudo O uso de bicicletas no Brasil: qual o melhor modelo de incentivo? Será uma análise científica em elaboração pela consultoria especializada em economia Rosenberg Associados e trará aquela que está sendo apontada como a mais completa e atualizada visão da indústria de bicicletas no Brasil e exterior e a melhor forma de incentivar o uso do veículo como meio de transporte urbano.

Na opinião da Abraciclo, "o Brasil se depara com várias propostas de incentivo ao mercado de bicicletas, mas muitas delas infundadas ou sem suporte técnico. Algumas propostas até parecem bem-intencionadas mas quando analisadas de forma mais profunda e técnica podem prejudicar a indústria nacional de bicicletas ao beneficiar importadores". O estudo é aguardado para o primeiro semestre.
A bicicleta passou a ser apontada como um dos principais recursos às cidades que não conseguem mais encontrar espaços e soluções de trânsito aos automotores. Mas em muito dependem do Poder Público e da forma como cada município prepara suas ruas e avenidas ao público interessado em trocar o automóvel pelo modelo mais econômico e saudável.
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Um comentário:

  1. O único meio de locomoção que eu utilizo é a bicicleta com ela me sinto livre e ajuda na minha saúde. http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br

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