quinta-feira, 12 de março de 2015

O novo olhar sobre a luz elétrica

Os consumidores passaram a ter que compreender o jeito que o governo administra o sistema elétrico nacional para entender os motivos de o bolso ter sido impactado com tanta força, nos últimos meses, na conta de luz. E o compreender passa por duas palavras que entraram na vida de todos: as bandeiras tarifárias.
O próprio governo percebeu a necessidade de tornar mais transparente o modelo e decidiu lançar uma campanha nacional de esclarecimento. Também para estimular o uso consciente e o combate ao desperdício de energia elétrica. A campanha terá 30 dias de duração, possui peças de rádio e de TV e utilizará a internet para alcançar a quase totalidade da população brasileira. Cartazes e cartilha contemplam ainda as peças gráficas.
Desde a concepção do sistema até a deliberação do voto do diretor-relator Tiago Correia, a comunicação das bandeiras foi alvo de discussões e aperfeiçoamentos. De acordo com a Aneel, as bandeiras permitem refletir o custo real das condições de geração. A verde indica condições favoráveis de geração de energia e, nesse caso, a tarifa não sofre acréscimo. Na amarela, as condições de geração são menos favoráveis e, por isso, a tarifa tem acréscimo de R$ 2,50 (sem impostos) para cada cem quilowatt-hora (kWh) consumidos (e suas frações).
Se houver condições mais custosas de geração, a bandeira vermelha é acionada é há um acréscimo de R$ 5,50 (sem impostos) para cada 100 kWh consumidos - e suas frações.
Esse é o sistema que a população passou a conviver e terá que se adaptar a partir de agora. Olhar a sua conta e identificar o momento da geração energética do país.
Independentemente do cenário, se bom ou ruim, promover a economia doméstica sempre é bom. E algumas dicas podem fazer uma grande diferença no bolso dos consumidores a cada final de mês, quando a conta chega, como destaca a cartilha da Aneel. Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado e manter os filtros limpos; não deixar a porta da geladeira aberta mais tempo que o necessário; optar sempre pela iluminação natural; trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes; apagar a luz; juntar roupas para passar de uma só vez e usar a máquina de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias.
O sistema de bandeiras veio para ficar. Pode ser uma forma diferente de apresentar o custo que hoje aparece em cada lar mas geralmente passa despercebido. Porém, reflete o valor mensal de geração da energia e dá ao consumidor a oportunidade de ajustar seu consumo ao seu preço real da energia.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário