segunda-feira, 30 de março de 2015

A conquista da mulher gerou uma crise masculina

Segundo os estudiosos da Psicanálise, estão habituados a receber em seus consultórios familiares de seus pacientes. Diz Serge Hefez, em seus vinte e cinco anos de experiência, quase sempre era a mãe que comparecia ao consultório, mas nos últimos anos, um número crescente de que o pai que acompanha o tratamento dos filhos, é sinal de que há homens em plena transformação, cada vez mais disposto a assumir tarefas tidas como femininas, gerando uma crise em torno do conceito de masculinidade, apontando quatro constatações que desenham um novo cenário.
Importam mais com a prole: só agora estabeleceram  maior conexão, com as crianças, participando dos primeiros cuidados, como por exemplo, trocando fraldas e alimentando o bebê, independentemente da mãe estar por perto, tarefa essa que era realizada pela mãe, isto é, totalmente de natureza feminina!!!
Obrigados a mudar: não foi um desejo natural, os homens foram forçados a adaptar em novos tempos. Então, se não fossem as novidades ocorridas no mundo feminino, não creio que eles estariam mudando por livre e espontânea vontade. A mulher adotou muitas novas atutudes que os homens deixaram de identificar só o papel de guerreiro viril e acabaram ganhando muito com isso, ganhando liberdade para que sejam eles mesmos, sem necessidade de provar sua masculinidade para sí e para os outros.
Novos conceitos estão se formando: as mulheres conquistaram o mercado de trabalho, os homens por sua vez ingressaram nas áreas tradicionais das mulheres, cuidando de casas e filhos, caminhando todos nós para sermos “pessoas universais” Ao vestir terninho, a mulher não se masculinizou e ao cuidar do lar, o homem não perdeu sua masculinidade. Os conceitos mudaram.
Os homens estão mais amorosos: ambos os sexos agora podem assumir o mesmo papel, ouve uma revisão de papéis que a própria sociedade criou naturalmente,sendo um padrão de mudança muito positiva. O homem hoje pergunta a si mesmo “O que é ser bom pai” “O que é esperado de mim”. Com meu olhar de mulher e estudiosa da evolução da classe feminina, sem ser feminista, observo que há muitos homens muito interessados em serem mais amorosos e atenciosos com  toda família, principalmente com os filhos e a companheira, sem se preocupar com críticas, que antes mexia com sua masculinidade, sendo hoje, visto como uma mudança muito positiva.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário