domingo, 22 de fevereiro de 2015

Abdharma: existem três elementos que envenenam a mente

Segundo o Abdharma , ( psicologia baseada nos ensinamentos Budistas ) existem três elementos que envenenam a mente humana.

O primeiro deles é a arrogância a arrogância é percebida no tom da voz, na boçalidade do espírito arrogante e intragável aos ouvidos e olhos, apresentando-se como uma casca exterior alguma coisa do tipo, “eu sou”..” estou acima de tudo e de todos “...
O arrogante acha que sabe, que entende, que já viu e vivenciou tudo na vida, menos o parar, o ouvir para entender e aprender coisas sobre a humildade.
A arrogância é a mais pura forma de insegurança e de infantilidade densa. A arrogância aprisiona a intelectualidade, as emoções e o espírito. Torna-nos irascíveis.
 
O segundo veneno da mente é o ódio. O ódio é poderoso mas, perigoso. Quando sentimos ódio somos tomado por uma poderosa força transformadora, mas veja bem é apenas uma força, pois a cegueira ocasionada pelo ódio nos transforma em rinocerontes que enxergam apenas em linha reta e que em suas investidas derrubam tudo o que estiver em sua frente sem o menor senso discriminativo. Por ódio avançamos, reagimos, mas é preciso tomar cuidado para não atropelar os demais que nada tem a ver como o assunto central. Quando se sente raiva o melhor que temos a fazer é sair do olho do furacão, sair de cena mesmo para que se possa esfriar a cabeça para enxergar melhor a situação.

O terceiro veneno da mente é. a ignorância. Às vezes temos o hábito de achar que o ignorante é aquele que não tem cultura ou estudo mas acreditem, já encontrei muitos doutores ignorantes, realmente doutorados em ignorância. O ignorante não é aquele que não sabe ler mas aquele que acha que já leu tudo e que tudo sabe e que sua opinião é a que vale. Não pergunta, não admite ser interrompido por perguntas, mas adora interromper os outros, pois sua soberba está além das nuvens. Não admite nada que não seja do seu conhecimento, e pior, normalmente se desestabiliza frente ao novo sob o protesto de não fazer parte da sua formação por isso é excluído dos seus interesses pessoais ou intelectuais.
Estes são os três venenos da mente humana que prejudicam o contexto da grande teia pelo fato de não estarmos sós e de dependermos uns dos outros nos mais variados aspectos e necessidades.

O grandes antídotos são: a humildade que abre todas as portas e faz com que todos te queiram bem, a paz interna ou tranqüilidade que promove a aproximação de todos os seres até você pois sempre estarás receptivo e todos sentirão a sua paz e em paz perto de você, e a sabedoria que faz com que nos interessemos por tudo, por todas as coisas e pessoas pois somos todos semelhantes.

“ Busque o caminho do meio e cultive a calma e a alegria.”


Comente este artigo.


2 comentários: