segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Sobre o desprezo

"Dói mais ao nosso amor-próprio sermos desprezados, que aborrecidos."
Marquês de Maricá
Se no ambiente em que convive você tem sofrido desprezo por parte de algumas pessoas e tem sentido dor, tristeza, depressão, essas atitudes só têm contribuído para sua baixa autoestima. O que você deve fazer? Como deve agir?
Uma das primeiras informações importantes que você precisa saber é que o problema pode ser resultado de sua atitude; primeiro precisa estar ciente de sua saúde emocional, pois pode ser uma reação de suas ações também.
 Depois de fazer essa autoavaliação e ter conhecimento que o problema não é proveniente de você, estará apto(a) para saber julgar que, realmente, o problema de desprezo é real e pode ser visto de muitas formas: um olhar de desprezo no sentindo de intimidar; a ausência de um bom dia, boa tarde ou boa noite quando a pessoa passa por nós.
O que as pessoas nem sempre percebem é que estão cometendo o ato de desprezar e deixando de se comunicar. Mas todos nós sabemos que o ser humano precisa dar e receber atenção, é uma necessidade mesmo para aqueles que, com orgulho ferido, dizem que não, que são capazes de viver sozinhos, o fato é que ninguém vive sem as pessoas ao lado e é feliz em sua totalidade.
O desprezo tem se tornado uma praga, uma doença contagiosa e comum hoje na sociedade. Praga essa que afasta as pessoas umas das outras, destrói relacionamentos sociais e mexe com o que é bom da natureza humana e transforma em lixo, destrói os sentimentos das pessoas e baixa a autoestima daqueles que são desprezados.
As pessoas que cometem o desprezo, a maioria delas sente-se melhores que as outras, julgam que estão acima do outro por causa de cargos, seus bens, seus sentimentos. Mas também muitas delas nem percebem que estão cometendo o desprezo, algumas foram vítimas na infância, na adolescência, na juventude e na idade adulta também e não conseguiram ainda lidar com a situação.
Por terem uma baixa autoestima, tentam reduzir essa dor emocional menosprezando os outros.
Mas o que devemos fazer quando somos desprezados por essas pessoas? E o que devemos fazer para não cometer o desprezo também?
Lembre-se que para não haver desprezo precisamos interagir com as pessoas. Precisamos ser transparentes com elas. Se você sente que foi desprezado(a), vá até a pessoa e converse com ela. Cumprimente-a e sorria.
Para você não cometer o desprezo, esteja atento(a) com aqueles que estão a sua volta. Dê importância para elas, não selecione, evite discriminar, podemos aprender com todas as pessoas alguma coisa importante para nossa vida.
Não se concentre no ato de desprezo, não pense que está sendo desprezado em todas as situações, o outro pode até estar se sentindo desprezado também e por isso não fala, ou não dá atenção. "Sê humilde quando a sorte te bafeja, e paciente quando te despreza." (Baltasar Gracian)
Lembre-se que todos têm problemas, sempre achamos que nossos problemas são maiores e mais importantes, o que não entendemos é que não se pode medir ou sentir a intensidade da dor e do problema do outro, só o nosso porque está ligado a nosso corpo.
Valorize-se, conheça suas qualidades, apegue-se a elas, se você não é capaz de saber, pergunte às pessoas e lembre-se delas sempre. Sinta-se especial e não arrogante por possuí-las.
Olhe para o sol, veja o quanto ele é magnífico e está cuidando e aquecendo a todos. Ande com a luz do sol, ilumine as pessoas com atenção e verás que o desprezo desaparecerá.
Professora Francione Sousa.
Comente este artigo.


2 comentários:

  1. Penso que o desprezo é uma busca por se autoafirmar. Tentar mostrar que é superior. Problemas de baixa autoestima.

    Bom texto!

    http://www.lihdeassuncao.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho passado por isso a vida toda, e é verdade que quando somos desprezados aprendemos a dar o desprezo também, mesmo não querendo ou não percebendo.

    Ótimo texto,vou ficar mais atenta!

    ResponderExcluir