segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Produzindo cerveja em casa

“Cerveja boa a gente consegue beber até em temperatura ambiente”, disse Rodrigo Gruppelli, que há cerca de dez anos conheceu cervejas artesanais durante uma viagem à Europa e se apaixonou.

“Fazer cerveja passou a ser um hobby até porque encontrar cerveja de qualidade aqui é difícil”, disse Rodrigo, que hoje produz sua própria cerveja de forma artesanal. Já chegou a vender o produto, mas hoje em dia só produz para consumo próprio e para amigos.  

Gruppelli é nosso personagem do “As delícias que o Município nos reserva”.  Natural do Rio Grande, Gruppelli morou na Europa em 2007, onde seu gosto pela cerveja de qualidade despertou. “Lá tem pubs, bares, onde são oferecidas cervejas de diversos aromas e sabores”. Assim nasceu seu gosto pela cerveja artesanal, e para conseguir fazer uma boa cerveja, o jovem conta que teve que estudar muito. 
  
“Não adianta só ter a receita, é muito importante ler e estudar”, ressaltou. Na mesa montada para esperar a equipe do Agora, além dos recipientes próprios para a produção da bebida, estavam diversos livros sobre cerveja. De acordo com Gruppelli, as melhores cervejas têm ingredientes selecionados para dar o melhor sabor. Diferentemente do vinho - que o sabor difere de acordo com o clima da região onde é produzido, a cerveja produzida aqui em Rio Grande pode ter o mesmo sabor das cervejas europeias.
 “Eu tenho acesso a todos os ingredientes que cervejarias ao redor do mundo têm”.  

A receita-base da cerveja leva quatro ingredientes: malte de cevada, lúpulo (uma flor de trepadeira utilizada para dar aroma amargo), água e fermento. “O que regula o aroma e o sabor é a forma como trato o fermento”, destacou. 

“Posso fazer receitas na qual o lúpulo se destaca, outra em que o malte se destaca”, explica, informando que hoje no mundo existem mais de 100 tipos de cervejas. 
  
Ao ser questionado se ele conseguiu identificar o ingrediente que causa ressaca aos bebermos alguns copos de cerveja (mesmo quando bebemos de forma moderada), Gruppelli explica que na cerveja artesanal isso ocorre quando a fermentação gera álcoois superiores, com gosto de cachaça. Por isso, e ele ressalta, é muito importante estudar para se produzir cerveja de qualidade, e é importante também sanitizar (operação que visa à higiene).  

Gruppelli não produz a cerveja para venda, mas para manter-se atualizado e para conhecer outros tipos do produto, participa todos os anos do festival de cervejas artesanais, que acontece em Pelotas. “O festival conta com a participação de 10 a 12 cervejeiros, cada um leva pelo menos dois sabores diferentes de cerveja”, ressaltou.  

Para mostrar as suas habilidades na produção de cerveja, Gruppelli nos deixou saborear uma das suas últimas produções, uma cerveja artesanal com gosto de pêssego. “Ela leva lúpulo americano, que tem essa característica de cheiro de frutas cítricas”, explicou.  

Ao solicitarmos uma receita básica para Gruppeli, ele explicou que para fazer a receita é necessário  ter familiaridade com os processos cervejeiros. “O estudo pode ser iniciado em sites como o HomeBrewTalk Brasil (www.homebrewtalk.com.br) ou em grupos do Facebook como o ‘Cervejeiros Caseiros do Brasil’, destacou, salientando ainda que  existe também farta literatura norte-americana disponível em livros. Então, quem tiver interesse em produzir cerveja artesanal já sabe por onde começar. 

“Apesar de ser um pouco mais cara, é uma cerveja de qualidade”, concluiu.



Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Tinha que passar a receita completa......rsrsrsrs
    Mas acho interessante essa arte, quem sabe não estudarei e começo a fazer por hobby

    ResponderExcluir