terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Nosso frágil planetinha azul

Ao dar início “À formatação” do artigo para envio aos Jornais Impressos e Portais de Notícias com os quais colaboro, me deparei com um dilema existencial. Não... minto... um verdadeiro drama existencial! Abro meu querido notebook e eis que todos os assuntos, nos quais havia juntado informações ou rabiscado linhas avulsas, eram sobre “quase” tragédias. “O pacote de maldades da nova fase do Governo Dilma.” “O programa Fantástico substituindo matérias culturais por campanhas de salvamento de traficantes presos na Indonésia e aquelas criaturas 'voluntariamente' encrencadas em Cancún.” “A Andressa Urach vendendo as próprias fotos hospitalares para se manter no alvo da mídia.” “O desastre do meio milhão de redações zeradas no Enem.” Ufa!               
Então, fechei “a pasta criativa” e infantilmente abri uma caixa de chocolates para compensar o baixo astral que se apossou do meu ambiente de labuta. Ok... Ok... pensamento pra frente: “não desistiremos do Brasil,” ainda que nem o falecido Eduardo Campos era tão inocente assim quanto sua imagem nos apregoava. Tá bem.. tá bem... dando alguns tropeços, o Governo Dilma irá acertar bordoadas na cabeça do dragão da inflação. Vejam amigos, o quanto minhas expectativas otimistas não se arrefeceram.  
            
Deixe-me pensar... talvez como dizem os críticos, o Fantástico esteja mesmo em processo de decadência de audiência e inteligência, então, melhor é trocar de canal, assistir a um filme ou ler um livro. Quanto a Andressa Urach, se isso for realmente fato e não boato, está precisando de acompanhamento psicológico com urgência e a culpa desse desequilíbrio mental deve ser repartido com “seus ardorosos fãs & seguidores,” que incentivam a exposição máxima até atingir (postando no Instagram e Face, senão perderia a graça) as próprias entranhas... tipo as outras companheiras do mesmo time e não menos espalhafatosas Rihanna, Kim Kardashian, Lady Gaga e Miley Cirus.                     
Ah, sim, e o meio milhão de redações zeradas no Enem?!?  Ops... me diz aí você!!! Pausa para respirar fundo e falarmos sobre o nosso frágil planetinha azul.  (Realmente me faltam sinônimos decentes para explicar esse meio milhão!)               Chama-se “Terra Frágil – O que está acontecendo com o nosso planeta?” lançado no Brasil pela Editora Senac e publicado originalmente em inglês pela Harper Collins “Fragile earth: what’s happening to our planet,” um livro fascinante com 300 páginas de fotos, gráficos e informações detalhadas. (E você deve estar se perguntanto por que dissertar sobre Ecologia numa hora dessas? E por que não? Já te respondo...) Li o livro direto, sem pausa para o almoço e não poderia ser diferente. É megafantástico (desculpe, não resisti ao chiste) e não se trata tão somente sobre os caminhos e descaminhos da Ecologia. É sobre a exploração de recursos naturais, mudanças climáticas, desenvolvimento, deslocamento e sobrevivência dos seres humanos.   
            
E de repente você fica meditando por que o Brasil não avança, não dá certo, não se encaixa, não se emenda, não cresce e aparece no cenário mundial como uma grande, jovem e próspera Nação? Não sofremos terremotos avassaladores, não temos vulcões medonhos prestes a explodir sob nossas cabeças, nunca fomos atingidos por tsunamis, tornados, tempestades de areia, etc, etc, etc... Será que somos abençoados pela mãe-natureza na sua totalidade mas amaldiçoados pelos governantes que elegemos para tomar conta de nossa grande, jovem e próspera Nação? Ops... me diz aí você!!!  
            
Recomendo a obra “Terra Frágil” porque é magnífica e não vou falar além disso, para não lhe tirar o prazer da leitura. Recomendo que, em 2015, você leia esse e outros livros legais também. E faça palavras cruzadas. E namore bastante. E assista a bons filmes. E ande de bicicleta. E brinque com seu cachorro. Ah, sim, e prepare-se, porque 2015 não vai ser molezinha, não, por isso tenha sempre à mão “muitos chocolates” para levantar o seu astral! Também pode ser pizza de atum com guaraná!  



Comente este artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário