quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Na faculdade é preciso reforçar a educação financeira

O sonho de fazer uma universidade acompanha a maioria dos jovens brasileiros. Porém, com a concorrência cada vez maior por vagas em universidades públicas e com o sucateamento do ensino público no país, os estudantes de baixa renda ficam fadados a estudarem nas faculdades particulares. Infelizmente, isso tem um custo alto: em média, uma mensalidade fica na faixa de R$ 670,00, o que faz com que o sonho de entrar na universidade tenha um preço elevado, fazendo com que, muitas vezes, esses estudantes se tornem inadimplentes.

Fora isso, os estudantes que entram nesse novo estágio têm diversas outras preocupações financeiras. Diferentemente do que ocorria anteriormente no colégio, o número de livros e textos que o aluno tem que ler é muito maior; tem também o custo de transportes e aumentam as baladas e os eventos sociais. O caso se torna ainda mais grave quando o estudante muda de cidade; nesse caso, ainda existe o custo de moradia, alimentação e viagens.

Por isso, algumas dicas de economia para essas situações são importantes: buscar economizar o máximo possível na utilização de papéis e cadernos; formar um grupo de estudos com colegas, para que possam compartilhar textos; selecionar as baladas que realmente valem a pena e as que são mais econômicas - diversão não é sinônimo de gastos; utilizar os transportes públicos; se trabalhar, buscar sempre ter uma reserva no fim do mês para imprevistos futuros; buscar um estágio remunerado; negociar descontos nas mensalidades; e procurar em repúblicas pessoas que tenham as mesmas condições financeiras e evitar comer fora com frequência.

A faculdade é uma fase de crescimento e, nesse processo, está o da capacitação financeira. Todo cuidado é pouco para que você realmente cresça e tenha um futuro adequado para o seu crescimento profissional.



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário