quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Momento de reflexão

Cada final de ano assoma para um indispensável balanço. Os objetivos foram cumpridos? Que metas ficaram pelo caminho? 2014, assim como todos os seus predecessores, dirige os votos finais a um momento coletivo de reflexão, onde as pessoas vão sopesar tudo que fizeram e deixaram de fazer. Mas sabe o que seria sensacional? Criar novas prioridades.  

Muitas das promessas para os próximos 365 dias estão atreladas ao consumo ou a conquistas profissionais. Indivíduos projetam os fundos do carro novo ou da casa própria; talvez trocar de emprego, fazer a viagem dos sonhos! Tudo natural, afinal, crescer faz parte da vida. Há, contudo, uma despreocupação igualmente crescente com as idiossincrasias do próprio “ser”. Nunca, eu disse nunca, ouvi pais desejando ser melhores para o ano seguinte.

 Frustra-me observar que os problemas familiares de muitas pessoas permanecerão em seu encalço nos próximos 12 meses, produzindo novos conflitos todos os dias. 

Se fôssemos além, desbravando fronteiras da lei, a promessa que sinto falta é aquela onde todos os motoristas se comprometeriam a respeitar as normas de trânsito, acabando com a interrupção de vidas. Infratores pesariam na consciência o perigo de suas irresponsabilidades. Mais do que isso, o bem comum brilharia como uma estrela no céu, e respeitar o próximo seria a diretriz máxima entre os homens.

Outros exemplos não faltam. Quem sabe 2015 não reserva a democratização, de fato, da política, onde não estaremos embrenhados nas vontades de um grupo de siglas? Sonhar não custa nada, mesmo que essa proposta seja difícil.

Em um mundo ideal, os altos impostos seriam investidos na qualificação de todos os setores, e as políticas afirmativas trariam os primeiros efeitos, induzindo jovens menos favorecidos a tomarem posições de destaque na sociedade.   Imaginar para realizar é a alma do negócio. 

Cidadãos compromissados pensam desta forma, sempre focando o crescimento de nosso País. Vislumbrar um futuro diferente é, por natureza, do ser humano e não se pode tirar isso dele.

Neste final de ano, revisite suas prioridades e valorize as mais edificantes, pois o período é perfeito para o encerramento e abertura de novos ciclos. 2015 está chegando com a certeza de que a mudança é possível. Este é o momento de alterar comportamentos. Comece já! 
     


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário