sábado, 15 de novembro de 2014

Trabalhador apelidado de "maconheiro" ganha indenização por danos morais

Fábrica indenizará operário ridicularizado por doença no olho
Jovem de 24 anos tem doença que deixa olhos constantemente avermelhados

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou nesta sexta-feira (14) uma fábrica de Londrina, no Paraná, a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um operário apelidado de "maconheiro" pelo chefe e colegas.

Conforme o processo, o auxiliar de produção era constantemente humilhado por seu superior direto e outros colegas por causa de uma lesão conhecida como pinguécula, que deixa os olhos constantemente avermelhados.

 O trabalhador de 24 anos, chegou a apresentar um laudo médico na empresa para comprovar a doença, mas isso não impediu a continuidade das humilhações. Ao longo do processo testemunhas confirmaram que o apelido do trabalhador dentro da empresa era "drogado" ou "maconheiro" e que o próprio chefe estimulava as gozações.

O relator do caso, ministro Maurício Godinho Delgado justificou que "a conquista e afirmação da dignidade da pessoa humana não mais podem se restringir à sua liberdade e intangibilidade física e psíquica, envolvendo, naturalmente, também a conquista e afirmação de sua individualidade no meio econômico e social, com repercussões positivas conexas no plano cultural. E, no caso, uma vez comprovado que houve ofensa à dignidade do trabalhador".


(Fonte: TST)

Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Olá !
    Um absurdo as pessoas julgarem as outras sem antes conhecer seus reais problemas, elas não tem noção o estrago que fazem psicologicamente com esses atos absurdos. Mas enfim, acredito que não mais praticarão esse ato de covardia. É bom vê a justiça sendo feita. Bjos!

    ResponderExcluir