domingo, 30 de novembro de 2014

O Brasil das esquerdas

Outro dia, analisando os nomes de nossos lideres maiores que emergiram para o cenário nacional depois da ditadura, deu tristeza. Nenhum tipo Nelson Mandela no horizonte! Mais: apenas selecionando as manchetes dos principais jornais brasileiros e das principais revistas deu vontade de chorar diante das dimensões que a corrupção assumiu. Nessa área o ex-presidente Lula teria toda a razão em afirmar: realmente, nunca antes neste País se corrompeu tanto como agora. Até creio que nunca antes em todo o mundo.

Já estamos com escassez de adjetivos para escrever sobre a roubalheira. O que está ocorrendo na Petrobrás não tem precedente na história brasileira. O que fizeram no passado o PTB, o PSP, a Arena, o PFL, o Sarney, o Collor, é coisa de amador, de ladrão de galinheiro perto do esquema montado pelo Partido dos Trabalhadores na nossa maior empresa estatal.

Esse cidadão que não para de jogar serragem no ventilador, o senhor Paulo Roberto Costa, acabou admitindo algo jamais imaginado antes entre nós: disse que foi posto na Petrobrás para irrigar as campanhas políticas de partidos políticos como PT, PMDB e PP. Quem já viu algo parecido? Com o mesmo objetivo foi colocado em posto estratégico da Petrobrás, o senhor Renato Duque.

As dimensões da corrupção talvez jamais quantifiquemos. Prova disso é que o senhor Pedro Barusco, atuando apenas num escalão intermediário (ele nunca esteve no topo, lugar mais confortável para manipular grandes quantias) já se prontificou a devolver mais de 280 milhões de reais aos cofres da empresa. Os envolvidos falam em milhão de dólares como se estivesse tratando do preço da passagem do ônibus urbano.

Para onde caminhamos?

Quando se espera que alguma autoridade situacionista fale algo que nos devolva a esperança a decepção só aumenta, Discursando na tribuna do Senado Federal o líder do Partido dos Trabalhadores naquela casa, o senador pernambucano Humberto Costa consumiu a paciência da gente insistindo na tese de se estabelecer mecanismos de controle para imprensa. Pode?

O homem, acusado de também botar no bolso uma parte dessa grana roubada da Petrobrás, que censurar a imprensa que denuncia a roubalheira ao invés de propor medidas que estanque essa sangria. Isso é antigo, quando a noticia é ruim a gente mata o carteiro.

Num quadro tão deprimente é de se perguntar onde foi parar a postura ética, os valores morais, que as esquerdas diziam possuir durante os anos de chumbo de combate ao arbítrio. Houve caminhada tenaz numa luta de várias frentes, entre estas contra a corrupção que dizíamos ter tomado conta do País durante a ditadura; pessoas morreram, pessoas foram presas, pessoas despareceram, pessoas foram torturadas, pessoas tiveram suas rotinas estropiadas para que, entre outras coisas, a honestidade voltasse a balizar as nossas relações em todos os níveis da sociedade, especialmente entre governantes e governados.

Isso não é coisa pouca, não é questão secundária, pelo contrário. Nada funciona ou se torna duradouro sem irrestrita confiança entre as partes. Instalado o clima de desconfiança, do salve-se quem puder, o futuro fica comprometido.

Assim, não podemos fazer como o avestruz numa hora dessas. É indispensável encarar a dura realidade do que as esquerdas transformaram o Brasil nesses pouco mais de vinte anos de governança. Esse não é o Brasil buscado a todo custo. Os jovens que olham os acontecimentos precisam ter a esperança de que ser honesto vale a pena. É a eles que devemos satisfações. Tanto do futuro, que lhes garanta uma vida digna, quanto do passado, para que não pense que fomos embusteiros quando lutamos por uma nova sociedade, um novo Brasil.



Comente este artigo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Descreveu com maestria a situação, meu amigo. Exatamente assim. E a esquerda de vanguarda, que deveria entrar de peito na luta contra o seu "progenitor mudado", o PT, cala e consente ao controle ditatorial. Os escândalos são muito bem administrados pelo PT, e não acredito nem um pouco que seja por manipulação da mídia de massa. Na Globo, por exemplo, vemos notícias do absurdo que ocorre na Petrobrás direto. Acontece que não temos uma oposição ferrenha nesse país.

    Os líderes de esquerda são todos comprados. No PSOL querem disputar quem é o intelectualóide vaidoso que vai aparecer mais na mídia, nunca vi. O PCdoB é da Dilma de cabo a rabo. PSTU e PCdoB são medíocres. Pra mim, hoje em dia, a direita conservadora me passa mais credibilidade - apesar de toda diferença de ideologias - falando de credibilidade. Nunca imaginei que diria isso um dia, mas prefiro votar em candidatos do PSDB e do DEM do que em qualquer partido de esquerda que exista nesse país.

    Veja só, as coisas mudam na política... abraços!!

    ResponderExcluir
  3. A questão pra mim é a seguinte: a corrupção na petrobras teve dezenas de precedentes, tanto nela como em outras empresas estatais. O que não tem precedente nesse país é a investigação e a vontade urubulesca da mídia em desvendar os casos de corrupção. Seria bom se ela fizesse isso em todos os outros governos anteriores que tem milhares de casos engavetados e com o silêncio beneplácito da imprensa.
    Outra coisa: a corrupção existiu sempre, existe e sempre existirá porque não foi uma invenção petista de 12 anos atrás. É um problema inerente a todos os sistemas capitalistas do mundo. O que pode dar a SENSAÇÃO de uma maior corrupção é a divulgação que fazem dela, como eu disse antes.
    Pra finalizar, alguns membros das esquerdas degeneraram e passaram para o outro lado, como alguns membros desse PT no governo, mas a maioria continua aí, lutando por um país melhor e mais justo, da mesma forma que seus antepassados fizeram em todas as lutas sociais.
    Grande abraço,
    Almir Ferreira
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir