sábado, 18 de outubro de 2014

Cínica democracia

A situação é a seguinte: sua vida dependerá da escolha de algumas pessoas (sim ou não): - Há um grupo a seu favor, outro grupo contra e ainda um terceiro onde se encontram pessoas que desconhecem os fatos, as tramas e aguardam alguém que os convença.
O grupo contrário a você mentirá, manipulará, subornará, extorquirá e vai fazer o diabo, os favoráveis à sua vida tentarão convencer utilizando a razão dos fatos: Resultado: você está morto! Isso é democracia, certo?!
A presente eleição presidencial, assim como o exemplo citado, são amostras da falibilidade democrática porque vejam, de um lado há um partido no poder que após 12 anos apresenta um resultado medíocre em todas as áreas importantes de uma nação.
Em contrapartida, há duas alternativas, sendo a primeira uma incógnita absoluta e a segunda representada junto às pessoas que implementaram o Plano Real, o qual sustém a economia ainda hoje, apesar das agressões sofridas por políticas desastradas e incompetentes.
Se acreditarmos em pesquisas encomendadas, o povo parece escolher a continuidade do erro, apesar dos alertas racionais de pessoas mais politizadas e preparadas no entendimento dos fatos.
Mas isso é democracia, dar oportunidade para que pessoas mal informadas ou desinteressadas decidam o futuro de um país e das famílias desse país. 
Se alguém perguntasse a qualquer brasileiro se ele apoiaria um esquema de corrupção, é mais que óbvio que se ouviria um sonoro não, mas então, porque cargas d'água, as pessoas ainda insistem em votar na representação dessa corrupção ?
– Será porque a partir de agora, a corrupção será combatida, como tem prometido determinada candidata? 
– Será porque não há fatos ou indícios ou evidências suficientes que apontam na conivência com a corrupção (ainda que de forma negligente, para não se dizer nada)?  – Será porque o brasileiro é só um “esperto” ingênuo, um “malandro” tolo ?
A correção do sistema democrático deve passar, obrigatoriamente, pelo voto facultativo, pela proibição da reeleição, pela punição exemplar dos corruptos, além de uma reforma política severa e ampla, onde não se permitirá que pessoas agraciadas com bolsas governamentais votem, onde não se permitirá que pessoas fragilizadas votem ...
Mas enquanto isso não acontece, brincamos de democracia, brincamos de eleger o melhor, às vezes dá certo, outras não, queira Deus que desta vez escolhamos corretamente nosso futuro presidente !

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário