sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Beber cerveja ou vinho pode diminuir chances de demência


Uma taça de vinho ou uma caneca de cerveja diariamente pode diminuir a chance do desenvolvimento de demência, é o que aponta um estudo realizado nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, pessoas com mais de 60 anos que bebiam regularmente apresentavam melhores respostas a testes de memória e tinham maior quantidade de massa cinzenta - área do cérebro que controla a memória.
Testes anteriores com animais mostraram que o álcool auxilia no aumento da quantidade de células nervosas nessa área do cérebro. Pesquisadores também acreditam que expor o cérebro a quantidades moderadas de álcool pode aumentar a liberação de substâncias envolvidas em funções cognitivas e de processamento de informações.
Os cientistas analisaram informações de pacientes em todo o país que foram submetidos a exames médicos - incluindo tomografias cerebrais e testes de sangue - para o risco do Alzheimer, e também questionaram seus hábitos de consumo.



Segundo Brian Downer, da Universidade do Texas, uma série de testes mentais mostraram que pessoas que consumiam bebida alcoólica de forma responsável tinham melhor memória episódica - capacidade de recordar eventos específicos.
Nas palavras de Brian: "Adultos que são capazes de continuar consumindo álcool em idadeavançada são mais saudáveis e, portanto, têm maior cognição e maiores volumes cerebrais regionais do que as pessoas que tiveram que reduzir seu consumo de álcool, devido a resultados de saúde desfavoráveis."
Os cientistas afirmaram que, embora os potenciais benefícios mentais do consumo responsável de álcool na vida adulta têm sido relatados constantemente, o consumo excessivo é conhecido por prejudicar o cérebro.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário