domingo, 5 de outubro de 2014

A questão do assédio moral


O assédio moral é um fenômeno que sempre existiu, mas que só agora tem sido mais abordado, por se tornar cada vez mais comum e intenso. A princípio o termo significa humilhação prolongada no ambiente de trabalho, geralmente causada pelo superior hierárquico da vítima.
 Os demais colegas terminam se calando ante o fato, com receio de sofrerem as consequências, ou aderem a ideia e começam a fazer mesma coisa.  Na sociedade existe a lei do mais forte e o mais forte é quem domina ou comanda. Entende-se por dominar, aquela pessoa que tem maior poder de influência, que consegue manipular os “cabeças vazias”, pessoas que não tem juízo.  Entende-se por comandar, o chefe de trabalho.
O ser humano sempre conviveu com esses tipos de problema. E o ser humano sempre opta pela covardia, seja na omissão, seja na ação. Covardia é quando a pessoa usa das circunstâncias favoráveis para se sobressair, para obter vantagem, passando por cima do outro ou quando ela deixa de fazer algo que deveria fazer, apenas por medo, receio.
No caso do assédio moral, existem pessoas que gostam de escandalizar as outras, com relatos mentirosos, histórias fantasiosas, aumentando as coisas ou ainda omitindo dados relevantes. O assédio moral é um meio que o covarde tem, de querer impor a sua vontade. E como ele só encontra pessoas covardes como ele, ele se sobressai.  Mais deixe-se claro, o fato dele se sobressair, não quer dizer que ele sempre consiga o que quer.
A sociedade de um modo geral, funciona dessa forma. Sempre existem os dominadores, que querem impor a sua vontade e existem aqueles que aceitam isso, ou aqueles que se rebelam contra isso. Obviamente, os que aceitam são a maioria. Os rebeldes encontrarão problemas pela frente, eu encontro problemas, mas não ligo, os dominadores nada significam para mim senão isso: são como lagos de hipocrisia, veneno e destruição.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário