sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Estudo mostra que estresse na gravidez tem reflexos em várias gerações

Os partos prematuros na maioria são causados por estresse
Um estudo publicado nesta quinta-feira (7) no “BMC Medicine” mostrou que os estresses das mães durante a gravidez não afetam só o bebê, mas também as gerações seguintes. O intuito da pesquisa era mostrar como as situações de estresse podem afetar nos casos de partos prematuros, que são os principais causadores de morte em recém-nascidos e problemas futuros.
Os pesquisadores usaram ratos de laboratórios para realizar o estudo. Eles foram divididos em grupos de animais estressados e não estressados. A análise mostrou que as filhas de ratos estressados tiveram gestações mais curtas que as outras. Os reflexos do problema foram refletidos entre as outras gerações seguintes.
Gerlinde Metz é a principal autora da pesquisa pela Universidade de Lethbridge, no Canadá. Segundo ela, mesmo os casos de estresse leve foram suficientes para refletir nas gerações seguintes. Os outros pesquisadores crêem que isto seja reflexo da epigenética, ou seja, o ambiente consegue refletir sobre as expressões dos genes.
A pesquisa pretende obter mais informações para que doenças genéticas sejam facilmente identificadas e prevenidas. 


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário