sábado, 26 de julho de 2014

Ex-catador vence dificuldades e se forma em medicina




Cícero Pereira Batista, 33 anos, é um ex-catador que conseguiu vencer as dificuldades financeiras e se formar em medicina. Natural da cidade satélite de Taguatinga, ele começou o curso de graduação por duas vezes e não conseguiu terminar, mas na terceira tentativa se formou e atualmente é diretor clínico de um hospital municipal e trabalha em outros dois hospitais.
 
Segundo uma matéria publicada no Uol,  Cícero chegou a passar fome e por isso era obrigado a pegar comida no lixo. Aos cinco anos de idade ele começou a pegar livros que eram jogados fora mesmo sem saber ler.  De acordo com ele, os achados serviam de inspiração e a alegria era maior quando os títulos eram de biologia ou ciências.

A vida de Cícero era muito complicada. Ele era órfão de pai, tinha uma mãe alcoólatra e mais dez irmãos, dois deles mortos por assassinato. Mesmo diante de tudo, o médico foi o único da família a se dedicar aos estudos. Acreditava que para ser alguém na vida e conseguir sair da miséria a educação era a única alternativa.

Em entrevista à Uol, ele contou que a ajuda de professores e colegas foi muito importante. Quando ainda cursava o ensino médio, ele tinha que andar cerca de 30 km a pé para chegar na escola, pois não tinha dinheiro para transporte e nem para a comida. Cícero morava em Taguatinga e todos os dias precisava ir para Ceilândia estudar.

Os professores e colegas de classe de Cícero se sensibilizaram com a situação do rapaz, que muitas vezes desmaiava de fome, e começaram a organizar doações de vale-transporte e comida. Ele ainda afirmou que algumas vezes pensava em recusar a ajuda por ser muito orgulhoso, mas mesmo com toda vergonha nunca desistiu dos estudos.

Já na fase de graduação, Cícero foi aprovado em uma instituição particular de medicina no ano de 2006 na cidade de Araguari (MG). Ele passava a semana inteira na cidade e aos fins de semana voltava para Brasília para trabalhar. O dinheiro era todo investido na mensalidade, mas a dificuldade financeira fez com que ele abandonasse o curso seis meses depois.

Quando voltou para Brasília, Cícero começou a se dedicar para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tentar ganhar uma bolsa de estudos do Prouni. Conseguiu uma integral para uma instituição em Paracatu (MG), mas abandou o curso mais uma vez pela distância de Brasília. Ele era técnico de enfermagem concursado e precisava ficar no emprego e queria estar perto da família.

Cícero chegou a pensar em desistir do sonho, mas persistiu e conseguiu mais uma bolsa integral, dessa vez na Faciplac (Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central), na cidade satélite de gama. 

Segundo o médico, “não há desculpa para não seguir os sonhos. É preciso focar naquilo que se quer. Não é uma questão de inteligência e sim de persistência. A educação mudou a minha vida e pode mudar a de qualquer pessoa”.

Hoje os maiores sonhos do médico são: ganhar dinheiro e fazer um doutorado fora do país. Cícero mostrou que quando uma pessoa tem força de vontade ela é capaz de conquistar tudo que se deseja e que a condição em que está inserido na sociedade, jamais pode impedir uma pessoa de lutar e correr atrás do que deseja.

Com informações Uol Educação

Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Oi William, que bacana! é sempre bom sabermos de pessoas vencedoras...realmente o Cícero está merecendo colher os bons frutos! abçs
    https://www.facebook.com/analucianicolau

    ResponderExcluir