segunda-feira, 5 de maio de 2014

Quem é o responsável?



As manchetes da mídia foram ocupadas pela busca dos culpados do malfeito da Petrobrás na compra da Refinaria de Pasadena. Provavelmente, muito depois da Semana Santa continuaremos com o circo montado pela oposição e os governistas. Sim, os dois lados são cúmplices nos crimes pelos quais estão sendo investigados. Escândalos da Petrobrás, Metrô de São Paulo, e outros em que a Polícia Federal já está atuando.

Todos seguem um script muito bem elaborado, e com atores que mostram sentimentos de indignação quando acusam e rostos de inocência quando se defendem. Excelentes manipuladores das emoções e das verdades.

O problema é que nenhum deles faz a pergunta certa: Quem é responsável? Quando compramos um carro com defeito o Estatuto do Consumidor nos protege, trocam nosso carro ou somos indenizados. E se este caso se repete muitas vezes, serão demitidos os operários que montaram o carro, o supervisor de qualidade do setor, talvez o gerente de planta, mas com certeza o Presidente da montadora será transferido para um lugar bem distante.

 Por quê? Porque os responsáveis respondem pelos seus atos, caso contrário se estará fomentando a impunidade.

Muitos poderão falar que o país está mudando, que alguns já estão até presos, mas a pergunta é: Quem é o verdadeiro responsável?

Vemos crianças serem mortas e todos querem punir o responsável? A indignação é verdadeira, o clamor de revolta é sentido por todos. Por que não acontece o mesmo quando falamos dos atos e atitudes dos políticos? Dá a impressão que estão num palco 24 horas por dia. 

Nunca ouvi nenhum político dizer: Sim, eu sou responsável pela decisão que não deu certo!

Mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos que olhar a alguém nos olhos e dizer: Sim, fui eu! Errei, menti, enganei. Não conheço ninguém que nunca tenha sido responsável por algum erro. Aquele que não reconhece sua responsabilidade nos atos de seu dia a dia, não está preparado para viver numa sociedade, muito menos conduzi-la.

Desconfie daqueles que não reconhecem suas responsabilidades, a melhor maneira de fugir delas é dizer: Nunca soube de nada!

Boa reflexão!

Ricardo Irigoyen.

Comente este artigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário