sexta-feira, 30 de maio de 2014

Consumo de drogas sintéticas é sem precedentes



Drogas sintéticas, como as metanfetaminas, estão passando por uma “expansão global sem precedentes”, alertou a ONU. Cerca de 350 novas substâncias psicoactivas foram identificadas, informou o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

Novas rotas de distribuição de metanfetaminas e centros de produção no Oeste da África e no Irã também foram localizadas e, segundo o CliqueRelatório Mundial de Drogas, os serviços de emergência estão tendo dificuldades em tratar usuários de drogas. 

A ONU alertou que as novas substâncias ganharam popularidade e já não estão restritas a nichos de mercado. Essas drogas não estão sob qualquer forma de controle internacional e muitas vezes são compradas e vendidas on-line, podendo ser tão perigosas quanto as drogas mais comuns.

Muitas delas são projetadas para imitar os efeitos de outras drogas, como maconha e ecstasy.

Mais usadas
O relatório diz que maconha e cocaína seguem sendo as drogas mais usadas na América do Sul, mas apontou para a “emergência de um mercado de ecstasy” na região, sendo que o Brasil foi o país com a maior quantidade de apreensão da droga. O número de tipos de canabinoides sintéticos aumentou de cerca de 60 em meados de 2012 para 110 no ano passado.

Apesar do aumento no número de diferentes drogas sintéticas e advertências sobre seus perigos, nenhuma substância psicoativa foi adicionada a uma lista de substâncias controladas internacionalmente desde 2009.

O relatório destacou que é muito cedo para dizer se os esforços individuais de países para proibir algumas substâncias levou a um declínio no uso a longo prazo das drogas.
O texto também alertou que muitos usuários compram novas drogas psicoativas acreditando que elas são substâncias mais comuns, como o ecstasy.

Os usuários também estão misturando diferentes tipos de drogas, tornando mais difícil a adoção de um tratamento correto para conter o vício.

Da bbc news.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário