domingo, 13 de abril de 2014

Planejar vs. Executar



Dizem que os chineses planejam durante cinco anos e executam o projeto em seis meses, e que nós ocidentais planejamos em seis meses e executamos em cinco anos. Devo discordar. É somente ver nossa planificação para a Copa, faz cinco anos que estamos planejando e fazendo tentativas para fazer a Copa das Copas. Faltam um pouco mais de sessenta dias para dar o pontapé inicial e estamos quase prontos. 

Pode ser que não seja de acordo aos padrões FIFA, mas com certeza dentro de nossa mentalidade. Ou pelo menos da mentalidade de nossas autoridades.

Observem as notícias sobre nossa economia. As internacionais dizem que nossa economia está condenada à morte, as internas (provenientes de nossas mais altas autoridades) indicam que nunca esteve melhor. 

A FIFA manifesta que ainda falta muito para que os estádios fiquem prontos (incluindo acessos, meios de transporte, etc.), os responsáveis pelas obras (empreiteiros e governo) falam que os estádios já estão prontos (aeroportos e outras minúcias ficam para depois da Copa), que são fundamentais para jogar futebol. Ou seja, de acordo à nossa mentalidade tudo está pronto, porque o importante é jogar bola, não fazer turismo. 


Muita pretensão dos estrangeiros vir a nosso país e querer um conforto do qual ninguém desfruta na nossa terra. A Copa é no Brasil e será de acordo com a nossa mentalidade.
E qual é nossa mentalidade? Muito simples, é somente enumerá-las:

1) Entrega de vivendas modernas e aconchegantes para os ex-moradores de comunidades carentes. Falta esgoto, água encanada e meio de transporte? Muita pretensão. Esses cidadãos antes também não tinham.

2) Acionistas minoritários da Petrobrás entrando com representações para reclamar de maus investimentos da Estatal. O que pretendiam? Ganhar dinheiro? A empresa somente queria seu dinheiro para pagar os compromissos políticos assumidos.

3) Fizeram débitos indevidos nas suas contas bancárias, deve reclamar na justiça, já que seus direitos estão garantidos, mas os bancos necessitam de tempo para descobrir as fraudes. É totalmente diferente quando você comete um pequeno erro de soma e faz um cheque faltando R$0,10 na sua conta, provavelmente pagará taxas enormes por ser emitente de um cheque sem fundos, além dos juros que correspondam. Não esqueça de que seu nome estará no cadastro do Banco Central para sempre. Os bancos cometem erros ou são vítimas de fraude, para eles, nós brasileiros, sempre agimos de má fé.

4) Gastamos enormes quantias de dinheiro e prejudicamos nossa sociedade “resgatando” territórios da mão de bandidos, quando não entendemos como foram parar nas mãos erradas. No caso do Rio de Janeiro descobrimos que quase todo nosso território teve que ser “ocupado” para que os delinquentes não voltem.

5) Votamos em políticos, uma e outra vez, que não se lembram dos relacionamentos com o crime organizado e pedem desculpas pelo esquecimento.

6) Deixamos milhares de pessoas morrerem por causa de nosso sistema de saúde, mas, compreendemos que é impossível pagar as gratificações aos esforçados gestores de venda de influência e salvar vidas.

7) Nossa educação é uma das mais atrasadas do mundo, com professores ganhando mixaria, escolas caindo aos pedaços, mas em compensação temos funcionários públicos, como: ascensoristas, garçons do poder público entre os mais altos salários do país.

Nas próximas eleições, caro leitor, você deve escolher entre o padrão FIFA de vida e renunciar à nossa cultura, ou escolher aqueles que vão conseguir manter nosso padrão cultural, econômico e de modus vivendi pelos próximos 20 ou 30 anos.

Tome cuidado com seu voto, porque podemos perder nossa posição invejável de ser sempre o país do futuro. O presente? Para que o presente? Devemos olhar para o futuro, mas faça-o com cuidado porque caso veja tudo nebuloso é por sua culpa. 

Deveria pedir uma consulta ao oculista, que também está no futuro, talvez entre seis meses ou um ano você consiga marcar. Quando chegue essa data, ele provavelmente estará de férias, terá faltado, ou terá pedido para cair fora. Não interessa meu caro leitor, você está vivendo no país do futuro.

Agora o importante é a COPA. Os campos estão prontos, o Felipão e nossos rapazes tinindo, e a COPA será nossa. É o único que importa, o resto é detalhe. Quero ver o que a FIFA dirá quando levantemos a COPA. 

Seremos hexacampeões do mundo! 

Sem esgoto, sem saúde, sem educação, mas com corrupção e os mesmos políticos de sempre, devolvendo as áreas “ocupadas” para seus verdadeiros donos, o tráfico e a delinquência.

PRA FRENTE BRASIL! VAMOS BUSCAR O HEXA!

Boa reflexão.

Ricardo Irigoyen.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário