sábado, 5 de abril de 2014

Motivação: os cinco desejos fundamentais do ser humano



O que motiva uma pessoa a agir? Você sabe estimular uma pessoa a agir? O que mais estimula uma pessoa a agir? Sem uma resposta correta para estes questionamentos não conseguimos tomar as medidas necessárias para motivar os filhos nem as pessoas no ambiente corporativo.

Se a necessidade for física podemos estimular por meios materiais. Por exemplo, oferecendo comida, roupa, dinheiro etc. Tem uma limitação. Exemplo: estimular uma criança oferecendo balas doces, depois de certa quantidade, repetição não faz efeito. Os estímulos irão diminuir à medida que as necessidades forem sendo satisfeitas.

Se no plano físico a questão é complicada, as necessidades emocionais são muito mais complexas e não podem ser estimuladas materialmente. Uma carência emocional dificilmente pode ser recompensada materialmente e se for será por muito pouco tempo. A necessidade “não física” requer o remédio do estímulo “não material”.

Anos atrás li o livro Educação da vida do professor Massaharu Taniguchi que trata da Educação Infantil. As crianças excetuando as que vivem na zona da pobreza não sentem as necessidades fisiológicas. Desta forma o objetivo do livro é extrair o potencial de uma criança por meio de estímulos “não físicos”, por meio de palavras.



Diz no seu livro: “O ser humano possui cinco desejos fundamentais
: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil. Quando esses desejos são satisfeitos, o homem encontra a razão de viver”. As crianças e os adultos têm arraigado no seu íntimo estes cinco desejos e querem ser reconhecidos, amados, elogiados e respeitados.

Afirma o professor Taniguchi: “Todos possuem no íntimo o desejo de serem reconhecidos, principalmente pelas pessoas que amam e respeitam. No íntimo queremos ser reconhecidos pelos pais, professores e superiores. Aquele que é líder deve levar em conta a existência desses desejos em cada um de seus subordinados”.

Mesmo pessoas famosas com cabelos grisalhos ficam cheias de alegria quando recebem medalhas. Nas crianças o desejo de ser reconhecido é ainda maior. Se perguntar responderá: “Quero ser elogiado pelos meus pais ou professor”. O elogio faz sentir-se amado, ser alguém e consequentemente passa a dedicar mais aos estudos.

Uma criança mesmo muito pequena quer fazer alguma coisa para ser útil. É comum querer ajudar a mãe na cozinha. Se nessa hora a mãe falar: “Saia daí, vai para lá” como estivesse dizendo: “Está me atrapalhando”, o desejo da criança é despedaçado. O desejo de ajudar a mãe não se concretiza, gera a insatisfação, tristeza e revolta.

Mesmo que a manifestação da criança seja um estorvo, a mãe deve agradecer e demonstrar contentamento dizendo: “Você é muito prestativa. Ajude-me a fazer isso”, e diz para fazer outra coisa que não faça-a atrapalhar. É muito importante não desestimular o desejo de ser útil. Deve estimular por meio de elogio e contentamento.

O desejo de amar é o sentimento de se unir, ligar ao outro. É o “desejo de não ser rejeitado”, de “ser alguém” de fazer parte do grupo. O inverso, o ódio é brigar, afastar, rejeitar e ignorar o outro. Estudamos ou trabalhamos com satisfação quando estamos unidos. Fazer parte do grupo é a forma de se sentir amado, “de ser alguém”.

Quando estava no primário e minha mãe dizia: “Massaharu, estude”. Perdia a vontade de estudar. Quando uma mãe diz: “Estude, estude” como que amarrando, sente-se preso e se rebela. O ser humano tem a necessidade de ser livre. Os pais e líderes devem considerar este desejo íntimo do ser humano antes de fazer as cobranças.

A fórmula para desenvolver a capacidade é amar, reconhecer, elogiar, confiar e deixar livre. Repreender pensando: “Quero que melhore”. A intenção é boa, mas não traz benefício porque para justificar a repreensão aponta os pontos negativos. Educar é fazer exteriorizar a parte boa da criança. A forma de extrair a parte boa é elogiar os pontos positivos, fazê-la sentir amada e respeitada.

Os desejos íntimos tanto de uma criança ou de um adulto são iguais. Temos a necessidade de ser amado, reconhecido (ser alguém), sentir útil. A única forma de percebermos é sendo reconhecido por meios de elogios ou vendo o contentamento. Melhor ainda se for reconhecimento formal com cerimônia de entrega de prêmio.

Os líderes e gestores de empresas devem demonstrar o amor, reconhecimento por meio de elogio, confiar e deixar livre para extrair a capacidade dos seus subordinados. 

A força motivadora está no poder da palavra que utiliza. A forma mais eficiente de motivar uma pessoa é o elogio e o reconhecimento. É a ignição necessária para motivar uma pessoa a agir de forma a expressar a plenitude do potencial máximo.


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