sábado, 22 de março de 2014

A extinção do "pai de fim de semana".



“Meu filho, mamãe e papai vão se separar. Papai está saindo de casa, mas o juiz vai me permitir te ver a cada quinze dias". Com essa frase, muitas crianças e adolescentes estão sendo comunicados da separação de seus pais. A notícia da separação, na maioria das vezes, já esperada pelo péssimo clima mantido em casa, é muito dolorosa. 

É comum que os filhos se sintam culpados, e com certeza isso acarretará repercussões negativas no futuro dessas crianças. Mas, muito mais dolorosa e com repercussões mais sérias no âmbito psicológico, é a notícia de que será quebrado o contato com o pai.

Durante muitos anos de influência machista em nosso País, os homens ficaram afastados das tarefas até então instituídas femininas, de criar os filhos. Diversas comparações com animais irracionais, onde a fêmea é responsável pelo cuidado da prole, enquanto o macho “sai à caça”, foram feitas. 

Com a possibilidade da dissolubilidade do matrimônio, ocorrido com o advento da lei do divórcio, iniciou-se o processo de modificação dessa realidade. A visão obsoleta, onde os filhos ficam com a mãe, cabendo ao pai a chamada visitação em finais de semana alternados, aos poucos vem sendo bastante criticada.


Isso mesmo, o termo utilizado é visitação, o mesmo termo utilizado para designar o contato com amigos, parentes e até mesmo estranhos. A forma pejorativa do contato inicia-se com o péssimo termo empregado. Ora, pai não visita filho, pai convive com o filho.

Ao fixar o contato do pai e seu filho como visitação, instituiu-se a figura do “pai de final de semana”. A figura paterna passou a ser vinculada pela criança com o lazer, nunca com a obrigação. Consequentemente, o filho passa a vê-lo sem seriedade, perdendo até o respeito.

É inegável o dano causado aos filhos, da “fixação da visitação” de forma restrita. Aquele contato diário entre pai e filho, o acompanhamento constante da criação do menor, é posto de lado. Muitos pais, efetivamente, preferem desta forma. Acomodam-se dedicando seu tempo a outros afazeres, abandonando a função natural de resguardar e acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Entretanto, outros têm procurado uma maior participação.

É importante esclarecer que aquele que detém a guarda não possui um troféu para ser mostrado. Muito menos uma arma a ser utilizada contra o ex-companheiro. Acima desses interesses pessoais, existe a responsabilidade de tomar as decisões na vida do menor, buscando tão somente o sadio desenvolvimento deste.


 O poder de decisão é oriundo do poder familiar, é pertence a ambos os pais, independentemente da guarda, entretanto, o seu detentor possui a prerrogativa de decisão, competindo ao outro, caso não concorde, procurar a justiça.

Visando aumentar o contato entre pais e filhos após a separação, a “visitação” foi sendo ampliada gradativamente. Além das visitas em finais de semana alternados, que se iniciam nas sextas-feiras, na saída do colégio, e terminam na segunda-feira, institui-se ainda um ou dois pernoites ao longo da semana. 

Assim, aumentou-se, não só o contato, como também a integração dos pais com os deveres escolares. Iniciou-se assim a árdua tarefa de derrubar a figura do ”pai lazer”. Um ponto tem de ficar claro na mente dos que se separam: são os cônjuges que terminaram o relacionamento, não os filhos com seus pais.

Ainda estamos engatinhando, buscando um oásis no meio de um deserto, mas enquanto não o encontramos, apenas um cantil serve para amenizar nossa sede.

 Aos pais compete não se acovardarem, muito menos acostumarem com esta situação. Às mães, não transferirem suas angústias, medos e problemas para seus filhos, para não se transformarem em um adolescente e adulto-problema.

Comente este artigo.

2 comentários:

  1. Essa é uma situação bastante constrangedora. A separação traz esses problemas... O pai não tem como ver o filho todos os dias, a não ser que more muito proximo..ou mesmo após a separação, continue vivendo na mesma casa. Na verdade, acho que cada um deveria ficar semana sim, semana não...com seu pai e sua mãe!! Mas como? Bastante dificil...e a cabeça do filho como ficaria?? Muito debate ate chegar a uma decisão final!!

    ResponderExcluir