quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Veneno de abelha pode destruir vírus da AIDS

Pesquisadores da Washington University School of Medicine estão envolvidos na descoberta de nanopartículas carregadas com a toxina melitina, encontrada no veneno de abelhas, que são capazes de destruir o vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, AIDS, sem prejudicar as células saudáveis. Estas nanopartículas seriam aplicadas através de um gel vaginal que impediriam a contaminação durante o ato sexual.


A melitina, encontrada no veneno da abelha, é capaz de destruir a camada protetora que envolve o Vírus da Imunodeficiência Humana, HIV, que ocasiona a AIDS. Os pesquisadores colocaram a toxina dentro de nanopartículas, com uma espécie de escudo protetor para afastá-las das células normais, que são bem maiores. Isto faz com que as células normais não sejam atingidas. 

De acordo com o cientista Joshua Hood, a melitina forma pequenos complexos de poros, rompe o envelope do vírus HIV e o arranca. Ou seja, a melitina iria impedir a infecção inicial, por não permitir que o vírus se adapte, que teoricamente só seria possível com esta capa protetora dupla que o reveste.  

Segundo a pesquisa, a melitina é capaz de atacar todos os vírus que possuem membranas duplas e não apenas o vírus HIV, mas também o vírus da Hepatite B e C. Embora possa ser utilizado em locais cuja disseminação do vírus tem ocorrido de forma rápida, o estudo não tem a intenção de criar um novo método contraceptivo.

De acordo com informações do site hypeness, os cientistas pensam em utilizar o gel em casais que querem ter filhos, mas que um dos parceiros já tenha o vírus HIV. Neste caso, haveria uma adaptação do gel para terem os espermatozoides como objetivo. 

DM.


Comente este artigo

Um comentário:

  1. Oi Willian que boa noticia, só espero que os estudos não demorem.
    Muitos portadores terão a vida sexual bem mais segura.

    ResponderExcluir