quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Uma boa luta contra o cigarro


É fato: os governantes e os legisladores país afora têm se esforçado bastante - ninguém pode negar - para fazer com que o cigarro seja deixado de lado pela população. É notório: nesta questão, trabalhar com medidas preventivas custa menos ao erário do que oferecer tratamento às pessoas com doenças ocasionadas pela ingestão de tabaco. Por isso, por exemplo, os impostos sobre a comercialização de cigarro têm sido aumentados com certa frequência.

Para citar outro exemplo, as câmaras de vereadores e assembleias legislativas de várias cidades e estados aprovam leis restringindo o uso de fumígenos em ambientes fechados.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também comprou esta briga. Diretores da Anvisa, por consenso, já decidiram proibir o uso de aditivos em produtos derivados do tabaco vendidos no país. Cada vez mais comuns entre os jovens, os cigarros mentolados - que disfarçam o incômodo cheiro da fumaça dos produtos tradicionais - poderão ser proibidos.

 É mais um duro golpe na indústria brasileira e, consequentemente, nos produtores de tabaco. Por mais que alguns possam defender o setor com o argumento da geração de emprego, o caminho é sem volta: a sociedade já não tolera mais o cigarro.

Antes, o fumante era visto como um forte, decidido e destinado ao sucesso. Hoje, porém, a imagem que se tem comumente sobre quem é fuma reside justamente em campo oposto, o da dependência química.
Consciente do plano de ação das indústrias do setor, a Anvisa, por meio de nota, deu a seguinte declaração à imprensa: “A resolução terá impacto direto em uma das principais estratégias da indústria para incentivar que jovens comecem a fumar, já que a adição de substâncias, como mentol, cravo e canela, mascara o gosto ruim da nicotina e torna o tabaco um produto mais atraente para esse público.”

A medida é importantíssima. Espera-se que a Anvisa não a adie. Afinal, há vidas em jogo. Os jovens, sobretudo, estão mais expostos.

Cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência de doenças causadas pelo cigarro. É alarmante. Nesta luta, todos devem se engajar. A educação precisa começar em casa.

DP.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário