quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Quem é você e com quem quer se relacionar?

Percebo que muitos coaches e orientadores de relacionamento sugerem que se faça uma lista das características da pessoa com quem queremos nos relacionar.
 Vou mais longe e pergunto: Quem é você? Normalmente as pessoas dizem suas profissões quando alguém as questiona: sou advogado, coach, médica.
 Não somos nossa profissão, sobrenome ou interesses. Somos nossos valores. Os valores que adquirimos no percurso da vida é que nos fazem quem somos hoje e quem seremos amanhã.

Um médico pode ser um tratador, um estudioso, um pesquisador. Um coach pode ser um cuidador, um entusiasta, um incentivador. Um advogado por ser um justo, um defensor. Vamos fazer uma lista mais profunda de quem você é e com quem quer se relacionar.

Prática
- Use a lista de valores abaixo com algumas sugestões ou defina os seus próprios. Escolha os 15 que definem você hoje e indique os cinco mais importantes neste momento da sua vida:
Apreciação, servir, estética, contribuição, excelência, romance, motivar, influenciar, ajudar, ensinar, construir, honestidade, crescimento, espiritualidade, ter poder, entusiasmo, criar, integridade, alegria, beleza, elegância, compaixão, aprender, descobrir, sentir, guiar, persuadir, vencer, nutrir, observar, atrair, educar, conquistar, preparar, desafios, viver o presente, paz.

- Pegue uma folha de papel. De um lado, coloque seus cinco maiores valores e do outro os cinco valores (não características) mais importantes que você gostaria que a pessoa com quem você quer se relacionar tivesse.
Coloque estrategicamente em um local que possa visualizar esta lista e rever o que espera de alguém. Pode mudar e repensar. Isto facilitará muito quando conhecer alguém novo ou estiver começando a se relacionar.
Você poderá observar se esta pessoa vai contra ou a favor desses valores que são tão importantes para você. Poupará seu tempo e energia. Imagine se um deles for “ Integridade” e você percebe que a pessoa faz dívidas, não se importa com as consequências e nem mesmo com as pessoas que está prejudicando?
 O que fará a base sólida do seu relacionamento serão os valores com os quais ele será construído. Muitas pessoas reclamam de seus relacionamentos e dizem: “ mas não temos os mesmos interesses, então, nosso relacionamento não pode dar certo”.
Saiba que os interesses podem ser diferentes, mas ancorados nos mesmos valores. O que importa são os valores. 

Entendendo melhor quem você é, de acordo com a sua essência, o ajudará a fazer a lista de características da pessoa com quem pretende se relacionar baseada no mesmo princípio, e não mais na superficialidade.

Seguindo estes princípios, você perceberá que olhos azuis e 1,80m serão menos importantes do que honestidade, sensibilidade, companheirismo e muitos outros valores que, somados aos seus, comporão o relacionamento dos seus sonhos.


Comente este artigo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Penso que, cada um de nós é um verdadeiro universo. Primeiramente, devemos buscar o autoconhecimento e sabendo de antemão que, existem situações em nossas vidas nas quais reagimos de forma inteiramente oposta a tudo que achamos correto. Assim sendo, fica difícil, senão impossível, acharmos o par perfeito. Podemos encontrar semelhanças de gostos e pendores mas é só.
    As diferenças, são boas. Temos muito que, aprender uns com os outros.

    Bjs William

    ResponderExcluir