domingo, 16 de fevereiro de 2014

Homens brasileiros são os mais ciumentos do mundo, conforme estudo


Um estudo realizado pela Universidade de Sunderland, no Reino Unido, mostrou que os homens brasileiros são considerados os mais ciumentos de todo o mundo, onde aponta que eles, geralmente, têm medo que suas parceiras façam sexo com outros homens.
Conduzido por Gary Brase, o estudo, com pessoas de diversas nacionalidades, revelou ainda que são os japoneses os menos ciumentos.
Para a psicóloga e doutora em psicanálise Priscila Gasparini Fernandes, o sentimento de ciúme existe em todas as pessoas.
‘Ciúme é natural do ser humano. Quem disser que não tem ciúme, está mentindo. O que acontece é que algumas pessoas são melhores em não demonstrar isso’.


No Brasil, notícias de crimes motivados por ciúme não são incomuns. Um estudo elaborado pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) com base em estatísticas dos cinco Tribunais do Júri da cidade revelou que discussões são o principal motivo de homicídios na cidade.
Em 13% dos casos, o homicídio aconteceu por motivos considerados fúteis, como ciúme. Outro dado que chama a atenção é que, do começo dos anos 2000 para cá, aumentou em 11,3% a proporção de mulheres assassinadas. 
De acordo com a psicóloga o ciúme pode existir em até três graus e que os níveis mais altos devem ser solucionados com remédios e terapias.

‘Leve, moderado e grave. O ciúme é patológico quando o medo de perder a pessoa é maior que o prazer que estar com ela. Em relação de ciúmes com estágio elevados já tive que mandar internar paciente que representava risco para si mesmo e para a vida da companheira. A pessoa fica um mês sem ter contato com ninguém, depois recebe ligações e, só depois disso, visitas’.

Em relação ao ciúme feminino a diferença com o masculino estaria pelo aspecto emotivo, o estudo indica que as mulheres têm mais medo que seus parceiros se liguem emocionalmente a outras mulheres.

Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário