sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bilionário o criador do WhatsApp já foi faxineiro no início de sua carreira

O ucraniano Jan Koum, um dos criadores do WhatsApp se tornou um dos bilionários do Vale do Silício, depois que ele vendeu seu aplicativo para o Facebook pelo valor US$ 19 bilhões, aproximadamente R$ 45 bilhões. Segundo a revista Forbes, seu patrimônio deve ultrapassar US$ 6,4 bilhões, entre dinheiro e ações do Facebook.
Jan Koum nasceu em 24 de fevereiro de 1976 em um vilarejo perto da capital, Kiev, ele veio de uma família humilde e passou por dificuldades na adolescência. Quando completou 16 anos foi morar com a mãe nos Estados Unidos, em um apartamento que foi fornecido pelo governo americano devido ao programa de assistência social para imigrantes, aos 16 anos com a mãe. A família entrou para o programa de assistência social para imigrantes.
Na época Koum trabalhava como faxineiro em um mercado e sua mãe como babá ao modo de sustentar as despesas da casa. Anos depois, o jovem conseguiu uma vaga na Universidade de San Jose, porém não chegou a concluir o curso. No intervalo de 7 anos entre 2000 e 2007 ele trabalhou no Yahoo, onde conheceu Brian Acton, com quem criou o Whatsapp.
Em 2007, a dupla saiu da empresa Yahoo. Apenas dois anos depois, em 2009, Koum e Acton criou o WhatsApp, inicialmente com versão apenas para iPhone. O aplicativo cresceu rapidamente e neste ano chegou a mais de 430 milhões de usuários. 
O sucesso do aplicativo foi muito expressivo que além do Facebook, existiam outros interessados em comprá-lo. No meio de 2013, de acordo o site The Information, o Google teria oferecido alguns milhões de dólares apenas para ser avisado de alguma oferta de compra do aplicativo e só depois teria oferecido uma oferta de US$ 10 bilhões pelo WhatsApp, entretanto o serviço foi vendido para o Facebook por US$ 19 bilhões.
Confira alguns números do WhatsApp
·         450 milhões de usuários, dos quais 72% usam o app diariamente
·         32 engenheiros de software
·         50 bilhões de mensagens processadas por dia
·         500 milhões de fotos processadas por dia
·         Nenhum dólar investido em promoção ou marketing


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