domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Esperança de Pandora


Na mitologia grega, Pandora simboliza a mulher que trouxe os males à humanidade, ao abrir a caixa intensamente recomendada por Zeus para nunca ser aberta; mesmo que ao abri-la imediatamente tornasse a fechá-la, todo mal saiu, conseguindo reter somente um único bem, a esperança.

A caixa de Pandora representa bem a vida, hoje, no planeta, que há muito tempo sendo intensamente explorado, depredado e desrespeitado pela humanidade, chega ao seu limite e dá mostras através das mudanças drásticas de clima, chegando a extremos, tanto para calor quanto frio e desencadeando uma leva de eventos cataclísmicos, reações de terror, espanto e visões apocalípticas ao redor do mundo.

Pandora representa, assim, o símbolo do imenso poder e da paixão, que o ser o humano deseja, mesmo que traga sofrimento. Da mesma forma a humanidade, por mais que lhe traga sofrimento, prefere continuar satisfazendo sua ganancia e vaidade a mudar a forma de produção e consumo exacerbado e descarte inadequado, através de um modelo de desenvolvimento espoliador e concentrador de riquezas que vem sendo implantado por todo o planeta em um processo denominado de globalização.

Essa relação de desrespeito, exploração, depredação e dominação, vem da crença de que o ser humano e a natureza natural são distintos, como se o ser humano também não fosse natureza, colocando-se em uma posição de superioridade e domínio não só à natureza natural, como também, aos demais seres vivos de outras espécies.

Assim como a caixa de Pandora, a humanidade também conserva a esperança, a esperança de que é possível continuar explorando, depredando e desrespeitando “as naturezas”, para satisfazer seus desejos, vaidade e ganância.

Mas até quando a esperança permanecerá na caixa, inabalável? Será preciso que a natureza em legítima defesa precise matar a esperança, para que a humanidade mude sua forma de ser/estar no mundo?

 Diz a lenda: “a esperança é a última que morre”, sendo assim: é preciso primeiro, matar o Mito!!!!




Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Infelizmente, algumas pessoas ainda não tomaram consciência de que o planeta é, a NOSSA CASA.
    Eu mantenho a esperança de que, haja mudança nesse pesamento, nessa necessecidade inconsequente e desreispeitosa de consumir até a última gota os recursos naturais.
    Parabéns pelo post, Dina.
    bjs William.
    Lúcia

    ResponderExcluir