sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Mil espelhos

Recebi outro dia um texto pela Internet. É uma história bem conhecida. Chama-se a casa dos mil espelhos. Basicamente fala da reação que sentimos quando vemos nossa imagem refletida mil vezes. Caso estejamos felizes teremos mil rostos sorridentes olhando-nos, se nossa reação é assustada teremos mil caras apavoradas.

Esta história me fez pensar no nosso dia a dia e como as pessoas reagem perante nossas atitudes. Pensem no dia que tiveram e como as pessoas que encontraram reagiram. Lembra como falou seu bom dia? Como foi sua resposta a uma simples pergunta que lhe fizeram?

Não tenha a menor dúvida, caso seu bom dia foi um: BOM DIA! Seguro que a resposta foi muito alegre e entusiasta.  Caso tenha sido um bom dia murmurado, de uma maneira quase inaudível, as probabilidades de ter recebido como resposta um bom dia desanimado, são muito grandes.

Quantas vezes, quando olhamos a nossa volta, pensamos: Porque todos estão tristes? E não percebemos que somente estamos vendo nosso próprio reflexo. Outras vezes sentimos que o sol brilha mais e as cores estão mais vibrantes e nos ouvimos dizer: Que dia lindo faz hoje, não acha? E vemos aparecer um sorriso no rosto das pessoas que nos respondem: É verdade, não tinha percebido, é realmente um dia muito bonito!

Muitas vezes deixamos que nossas preocupações e problemas dominem nossas vidas, em lugar de ter o controle sobre elas, permitimos que outros decidam como será nosso dia. 

Certamente teremos um dia horrível e retornaremos a nossos lares com a sensação que vivemos num mundo feio e gris. Outros dias, com os mesmos problemas e preocupações, decidimos que o controle é nosso e vestimos um sorriso e um olhar de esperança.  


Certamente nossa volta à casa será diferente, voltaremos sabendo que nada mudou, porém com a sensação que vivemos num mundo muito mais agradável e com pessoas mais amáveis e solícitas.

Não deixemos que nos transformem em espelho dos outros. Quantas vezes alguns “amigos”, com caras tristes e cheios de problemas, nos transferem uma pesada carga e nos tiram nossas reservas de esperança e alegria.

Por isso meu amigo use os espelhos da vida a seu favor e a favor dos outros permitindo ser o reflexo da alegria e esperança. Seja refratário às caras tristes e aos problemas, assim permitirá que sua felicidade e prosperidade se reflitam nos espelhos dos outros.

Como você sabe reflexo y refração são fenômenos físicos, mas também podem ser espirituais.

Mil espelhos, mil formas de passar seu dia, eles estão em seu derredor, pode usá-los a seu favor ou contra você mesmo. É sua decisão.

Caro leitor, o que refletem os espelhos à sua volta?



Comente este artigo.

Um comentário: