quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Especialistas do dia a dia

Crescemos andando na cachorreira do carro que não tinha air bag, sem celular e internet, tomando água da torneira, leite de saquinho, Tang, xarope de framboesa ou de guaraná, refri e correndo na rua. Hoje em dia não é mais assim. E não é mesmo. Passamos a questionar o que comemos, o que bebemos, o que vestimos, o que compramos, o que consumimos.

Situações corriqueiras e cotidianas deixaram de ser aparentemente simples e passaram a precisar de um tutorial ou manual para nos ensinar o que é bom e o que é ruim, como fazemos ou deixamos de fazer e como assumimos as nossas escolhas, que são tantas por todos os dias. Não há folga, nem feriado.

Em relação à água que bebemos, por exemplo, precisamos estar antenados e cuidando para que seja a melhor, a mais saudável. Não é simplesmente abrir a garrafa e sair bebendo. Precisa conferir as marcas que tem menores quantidades de sódio e o ph deve estar entre 6,5 e 7,5 para ser mais apropriado ao consumo. Você sabe qual que você bebe? Sabe quanto tem de sódio? E o ph, é muito alto? Leia o rótulo da garrafa. Se informe.

Tudo vem acompanhado de recomendações a serem seguidas. São novos modelos a todo instante que exigem novas atualizações a serem feitas. Da escova de dentes ao carro, existe aquele que é o mais indicado para sua necessidade, mas até você fazer esta difícil descoberta a sensação é a de ficar meio perdido diante de um mar de opções. Uma avalanche, na verdade, que a publicidade teima em nos impor sem nos dar muita chance e tempo para uma maior assimilação e atenção naquilo que estamos adquirindo.

 E, ainda assim, somos levados a consumir o que nem sempre é realmente nossa escolha mas que, por facilidade ou comodidade, acabamos passando a mão e levando com a gente. Ou colocando pra dentro da gente, o que é ainda mais relevante.

As pesquisas, a ciência, a tecnologia e, portanto, o conhecimento tem tornado nosso dia a dia muito técnico, digamos assim, fazendo com que tenhamos a necessidade de nos tornar especialistas em diversos assuntos para conseguirmos viver minimamente conscientes da nossa realidade. Isto tudo mudou muitos comportamentos de alguns poucos anos para cá.

É importante sim saber o que se consome, mas com o cuidado de não entrar numa obsessão que impedem de viver os dias com uma leveza necessária.

Mais informação e conhecimento, porém menos neurose.



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário