sábado, 30 de novembro de 2013

Fifa é eleita a pior empresa do mundo

 Notícia inserida na Internet salienta a escolha da Public Eya Aweards, conhecida como “Nobel” da vergonha corporativa mundial, que incluiu a Fifa na lista para votação, como a “pior empresa do mundo”. Esse prêmio vergonhoso tem como base a empresa que está sendo acusada de incentivar violações de direitos e mau uso do dinheiro público.

Criado no ano de 2000, o Public Eye Awards é concedido por voto popular em função de denúncias de problemas sociais, ambientais e trabalhistas. A notícia salienta que no ano passado, a vencedora foi uma empresa mineradora brasileira, eleita pelo público por violação de direitos humanos e impactos ambientais causados por suas operações. Para 2014, a Fifa concorre com empresas do ramo bancário, empresa petrolífera e empresa produtora de sementes e agrotóxicos.

A empresa promotora do futebol mundial, conforme a notícia, foi indicada após a onda de manifestações que tomou conta do País durante a Copa das Confederações, e acusada de incentivar a violação de direitos humanos e mau uso de dinheiro público nos países que sediam a Copa do Mundo de futebol, em favorecimento de empresas parceiras e com anuência de governos locais.

 Considerando a “anuência” dos governos que, muitas vezes levados por vaidades ou politicagens, jogam-se em concorrência com outras nações para sediar esse megaevento, jogando pela janela dinheiro que poderia ser bem utilizado em outros projetos de real interesse social, como construção habitacional para populações de baixa renda, construção de hospitais e investimentos na área da saúde e educação. Acreditamos que, também, esses governos deveriam estar inseridos na lista de votação.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário